Guto Lacaz exibe OFNIs no lago do Parque do Ibirapuera

OFNIs, ou melhor, Objetos Flutuantes Não Identificados. É assim que o artista plástico e performático Guto Lacaz define as instalações que podem ser vistas no Lago interno do Parque do […]

OFNIs, ou melhor, Objetos Flutuantes Não Identificados. É assim que o artista plástico e performático Guto Lacaz define as instalações que podem ser vistas no Lago interno do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, nos dois primeiros domingos de março, dias 4 e 11. Elas já haviam sido exibidas ao público no início do ano, durante as comemorações do aniversário da capital paulista.

Criada inicialmente em junho de 2011, para ser exibida no Lago Paranoá, em Brasília (DF), a obra conta com dois cubos medindo 3 metros de lado e construídos com uma base flutuante formada por 11 caixas de isopor de 170 litros e uma estrutura metálica revestida em lona plástica e equipada com motor de popa elétrica, bateria e rádio. Nas duas sessões, eles serão pilotados pelo próprio Guto Lacaz e o assistente dele, Javier Judas, e realizarão trajetórias pré-determinadas junto a alguns improvisos. O efeito encanta e atiça a curiosidade do público por onde o artista se apresenta.

Guto Lacaz nasceu em São Paulo, em 20 de setembro de 1948, e, formado em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), tornou-se um dos mais importantes e criativos ilustradores, designers, cenógrafos e desenhistas do país. Entre seus trabalhos mais interessantes, estão “Óleo Maria à Procura da Salada”, de 1982, em que uma lata de óleo para salada, com um radar, gira em torno de um prato; “Rádios Pescando”; de 1986, em que as antenas de rádios portáteis ganham anzóis direcionados para um latão com água; e “High Tegg”, de 1987, no qual um ferro elétrico sobre um suporte tem a função de funcionar como uma frigideira com ovos posicionados sobre ela.

Serviço
OFNIs Ibirapuera – 4/3 e 11/3, às 10hs e às 16hs. Grátis
Lago Interno do Parque do IbirapueraAvenida Pedro Álvares Cabral, s/n. T: (11) 5574-5177

 

[email protected]