Sérgio Ricardo ganha exposição no Rio para comemorar 80 anos de vida

O artista de muitos talentos Sergio Ricardo tem carreira contada em exposição, ao completar 80 anos (Foto: sergioricardo.com/ Divulgação) Muitas vezes Sérgio Ricardo é lembrado apenas como o cantor e […]

O artista de muitos talentos Sergio Ricardo tem carreira contada em exposição, ao completar 80 anos (Foto: sergioricardo.com/ Divulgação)

Muitas vezes Sérgio Ricardo é lembrado apenas como o cantor e compositor que, durante as eliminatórias do Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967, não aguentou as vaias quando interpretava “Beto Bom de Bola” e destruiu o violão no palco, arremessando-o contra a plateia.

Algo extremamente injusto para o autor de clássicos como “Zelão”, “Pernas” e “Folha de Papel”, e que foi parceiro de, entre outros, Chico Buarque, Ruy Guerra, Glauber Rocha e Ziraldo. Com 16 álbuns lançados, ele também foi o responsável pela célebre trilha musical do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, e se destacou como artista plástico e cineasta, responsável pelo cult “Esse Mundo É Meu”.

Nascido em Marília, no interior de São Paulo, em 18 de junho de 1932, o artista acaba de ser homenageado com a exposição “Sérgio Ricardo 80 anos – Um Buscador”, que está em cartaz até 16 de março, no Instituto Cultural Cravo Albin, no Rio de Janeiro. “Há um tipo de artista que é movido pela relação com o semelhante. Esse artista procura dar voz à identidade e à cultura de sua terra. E tem, para sua vida, essa busca como medida”, destaca o release.

Com direção geral de Bete Calligaris e Ivan Fortes, a mostra reúne diversas fotografias, letras de música e vídeos. Muitos dos objetos expostos pertencem ao Projeto “Memória Artística Sérgio Ricardo”, da Escola de Museologia da Uni-Rio.

De 6 a 8 de março, Sérgio Ricardo também apresentará, junto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, em Brasília (DF), o concerto “Estória de João Joana”, com a música que criou para o único cordel escrito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Em junho, esse espetáculo será apresentado a céu aberto na comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição Sérgio Ricardo 80 anos – Um Buscador
Até 16/3, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Entrada franca
Instituto Cultural Cravo Albin – Avenida São Sebastião, 2. Urca. Rio de Janeiro/RJ
T: (21) 2295-2532

 

[email protected]