Banda pernambucana Eddie mistura eletrônica e praia em novo CD

Os músicos do grupo de Pernambuco, Eddie: downloads gratuitos do novo disco, Veraneio (Reprodução) “Sentar na areia branca entre os amigos / E falar sobre soluções para / Os problemas […]

Os músicos do grupo de Pernambuco, Eddie: downloads gratuitos do novo disco, Veraneio (Reprodução)

“Sentar na areia branca entre os amigos / E falar sobre soluções para / Os problemas universais / Deixar que a tarde passe sossegada / Fazendo parte das evidências tropicais”. Essa é a melhor mensagem para o verão que se aproxima e pertence à música “Veraneio”, que é a faixa-título do quinto álbum da banda pernambucana  Eddie. O primeiro foi lançado em 1998.

Melhor do que ela só a ousadia de apresentar uma quinta faixa chamada “Intervalo”, que é instrumental acompanhada apenas pela voz de um integrante que parece deixar mensagem numa secretária eletrônica avisando estar tomando caipirosca de maracujá e que quer curtir o veraneio.

Ainda não entendeu a proposta da banda formada por Trummer (guitarra, voz e craviola), Rob Meira (baixo), Kiko Meira (bateria), Andret (teclados e trompete) e Alexandre Uréa (percussão e voz)? Pois retorne à primeira música, “Delírios Espaciais”, e sinta a vibração de um sintetizador agudíssimo, seguido por uma batida dançante, que remete ao black rio dos anos 70.

Há de tudo no álbum – frevo, samba, reggae, punk rock, surf music, manguebeat… A pitada setentista segue no reggae malemolente “O Saldo da Glória”, que conta com a participação do também pernambucano Otto e da amiga e cantora Karina Buhr, também presente em “Delírios Espaciais”.

O destaque é mesmo “Tantas Coisas Na Vida”, que vem acompanhada pelo desenho de uma garrafa no encarte. Nada mais apropriado para uma canção que tem um clima bem de boemia, graças aos vocais graves de Trummer: “São tantas coisas na vida / E a vida nos trazendo mais / Detalhes de outras conquistas, / Pessoas queridas ou do gosto do mar / Verdades que não foram ditas, / Ficaram esquecidas no banco de trás”.

A canção conta com a presença do flautista Hugo Hori e do cantor Junio Barreto, que retorna em “Parque de Diversões”, que remete à lambada dos anos 80. Outra participação especial é de Ernesto Vasconcelos, parceiro da canção, e que imita o locutor de um parque bem nordestino, com direito a barraca de maçã do amor e a mulher que imita macaco.

O clima festivo popular marca “Você Quer Frevar?”. A guitarra pesada dá o tom em “Casa de Marimbondo”. E a delicadeza é a força da balada “Ela Vai Dançar”, composta em parceria com outro conterrâneo, Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado. Para terminar, nada melhor do que duas faixas instrumentais – um dub e um som bem tecno.

A produção é do consagrado Eduardo Bid e o disco pode ser baixado gratuitamente no site oficial da banda –  www.bandaeddie.com.br. O difícil é depois de ouvir tanta gente cantando a respeito do mar é olhar para fora do meu apartamento no centro de São Paulo e só ver um mar de prédios e o céu cinza, ameaçando chover.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias