Filme filipino ‘Ways of the Sea’ retrata migração ilegal na Ásia

Para quem aproveita a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com o objetivo de conhecer a cinematografia de países distantes e que dificilmente chegará aos cinemas convencionais, o filme […]

Para quem aproveita a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com o objetivo de conhecer a cinematografia de países distantes e que dificilmente chegará aos cinemas convencionais, o filme filipino, falado em Tagalog Sama-Tausug e Bisava, “Ways of the Sea”, com legendas em inglês e português, é imperdível. Afinal, ele trata de um tema bastante caro e próximos a nós, ocidentais, que é a migração ilegal de pessoas de um país a outro, no caso de Mindanao, um conjunto de ilhas ao sol das Filipinas, para a Malásia, em busca de uma vida melhor em Sabah.

Com belas paisagens, misturadas a outras marcadas pela pobreza, e um final surpreendente, “Ways of the Sea” apresenta vários personagens que tentam realizar a travessia a bordo do mesmo barco. Entre eles, está um irmão mais velho e a irmã caçula, uma garotinha bem esperta e encantadora; uma prostituta que já tentou várias vezes essa viagem, mas sem sucesso; duas irmãs que procuram a mãe desaparecida; e um homem, que logo no início tenta aliciar duas garotas menores de idade para trabalharem para ele no “novo mundo”.

Em 78 minutos, o filme dirigido por Sheron R. Dayoc conquista pela simplicidade, marcada por muitas imagens de câmera na mão, muitas vezes treminadas; e ângulos insólitos. E revela que, apesar de sermos muito distantes geograficamente e diferentes cultural, sociológica e historicamente, temos muito pontos em comum e tocamos nossas vidas em busca de um mundo melhor, que, infelizmente, nem sempre chega para todos. 

Serviço
Domingo, 30/10, e segunda, 31/10, ambos às 18h20, no Espaço Unibanco Pompéia Bourbon Shopping – Rua Turiassu, 2100. 3º andar. Perdizes. T: 36733949.
Quarta, 02/11, às 19h – Cine Tam – Morumbi Shopping – Avenida Roque Petroni Jr, 1089. Morumbi. T: 5189-4656.

 [email protected]

 

Leia também

Últimas notícias