Festival ‘Visões Periféricas’ celebra a periferia em filmes

De 19 a 26 de outubro, acontece no Oi Futuro e no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, a 5ª edição do festival audiovisual Visões Periféricas, que, […]

De 19 a 26 de outubro, acontece no Oi Futuro e no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, a 5ª edição do festival audiovisual Visões Periféricas, que, nesse ano, bateu seu próprio recorde com 600 inscrições. Ao todo, serão exibidos 106 filmes, dos quais mais de 30 inéditos, em 13 mostras.

Parte da programação também será exibida nas comunidades cariocas do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Tabajaras, Babilônia e Santa Marta, e a abertura terá transmissão simultânea na Praça General Osório, em Ipanema, num cinema montado a céu aberto.

As 13 mostras temáticas são oito de exibição e cinco competitivas, com premiação aos vencedores. Uma delas é dedicada a filmes estrangeiros e já tem produções confirmadas de países como Argentina, Colômbia, Chile, México, Guatemala e Espanha.

“Lugar Incomum” mostra temas que retratam um local específico. Já a “Singular Periferia” trata de personagens raros em situações surpreendentes. Há também uma, “A Periferia Animada”, voltada ao público infanto-juvenil; e duas – “Tudojuntoemisturado” e “Imagem Remix” – que serão exibidas pela internet. 

Também haverá oficinas relacionadas a novas tecnologias, caso de “Correspondente Comunitário Multimédia”, que conta com 15 vagas e será realizada em parceria com a ONG Viva Rio / Viva Favela. A atração de novos parceiros só comprova a força do festival, criado em 2007, e que se tornou a maior vitrine brasileira para a produção audiovisual realizada por moradores de comunidades. Se ele começou pequeno, com apenas 130 inscrições, nas quatro edições realizadas atraiu mais de 15 mil espectadores e exibiu mais de 800 curtas-metragens.

Serviço
De 19 a 26 de outubro, das 14h30 às 21h. Grátis.
Festival Visões Periféricas 2011 – Audiovisual, Educação e Tecnologias
Oi Futuro – Rua Visconde de Pirajá, 54. Ipanema.
Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias