Direitos Humanos são tema de festival de curtas metragens

O inédito “Xingu”, do cineasta Cao Hamburger, abre a mostra no CineSesc (Foto: Divulgação) Começa nesta terça-feira (20), a quarta edição do Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos Entretodos […]

O inédito “Xingu”, do cineasta Cao Hamburger, abre a mostra no CineSesc (Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (20), a quarta edição do Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos Entretodos em São Paulo. Com exibições na Matilha Cultural e no CineSesc, o evento reúne 21 curtas-metragens, incluindo o inédito “Xingu”, do cineasta Cao Hamburger. Ele, aliás, será o convidado na abertura, no Cinesesc, às 21h.

Promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP), com apoio da Unesco e da Matilha Cultural. Na ocasião, também será exibido o curta realizado no início da carreira do diretor, “O menino, a favela e as tampas de panela”.

Os curtas foram organizados em cinco grandes blocos – origens e deslocamentos, mundo interior, núcleos e nichos, lugar do corpo e cotidiano –, que serão analisados por jurados que incluem nomes como o próprio Cao Hamburger, Kiko Goifman, Eugenio Bucci, Danilo Miranda, Sérgio Vaz e Soninha Francine.

A cerimônia de premiação e encerramento acontecerá no Parque da Aclimação, neste domingo (25(, às 13h, com show de Criolo, a nova sensação da música brasileira.

Para as crianças, serão exibidos seis curtas – “Esaú, o catador de histórias”, de André Dias; “A conquista do espaço”, de Chico Deniz; “A fáula da corrupção”, de Lisandra Santos; “A ilha de cachalote”, de Christian Mariano; “De onde vem a água do rio?”, de Mateus di Mambro; e “Naiá e a Lua”, de Leando Tadashi.

Também serão realizados três debates, sobre cinema e literatura (no dia 21, às 21h, no Cinesesc), bioética (no dia 22, às 21h, no mesmo CineSesc) e reunindo o júri e os realizadores (em 23/9, às 22h, na Matilha Cultural).

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada em www.entretodos.com.br.

[email protected]