Cinusp comemora 25 anos da Escola de Cinema de Cuba

Em 15 de dezembro de 1986, o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e cineasta argentino Fernando Birri e o cineasta e teórico do cinema cubano Julio […]

Em 15 de dezembro de 1986, o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e cineasta argentino Fernando Birri e o cineasta e teórico do cinema cubano Julio Garcia Espinosa se uniam ao propósito de criar uma escola em que não se aprendesse apenas a teoria e a prática cinematográfica, mas também se tornasse um espaço auto-suficiente.

Assim surgia a Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), localizada em Santo Antonio de los Baños, em Cuba. Cerca de 25 anos depois, o Cinema da Universidade de São Paulo Paulo Emílio (Cinusp) comemora o feito, nessa segunda (29), a partir das 19h, exibindo, gratuitamente, seis curtas-metragens produzidos na escola cubana.

Os curtas-metragens são “Os Que Ficaram”, de Benito Zambrano; “Baixo Havana”, de Terence Piard Somohano; “Os Minutos, As Horas”, de Janaína Márquez; “Parihuela”, de Marcel Beltrán; “Meu Porquinho Rubiel”, de Jaime Rosales; e “O Ano do Porco”, de Cláudia Calderón. Também haverá palestra do documentarista brasileiro Sérgio Muniz, primeiro diretor docente da escola, tendo participado do planejamento e instalação da EICTV.

 

Serviço
Segunda-feira, 29/8, a partir das 19h. Grátis.
Cinusp – Rua do Anfiteatro, 181. Colmeia. Favo 4. Cidade Universitária – São Paulo/SP
T: (11) 3091-3540