A delicadeza de Mariano Marovatto em CD de estreia

O músico e poeta Mariano Marovatto: versos delicados para falar de amor (Foto: Alexandre Sant’Anna/Divulgação) O cantor, compositor e bacharel em literatura brasileira pela PUC-Rio, Mariano Marovatto, resolveu se cercar […]

O músico e poeta Mariano Marovatto: versos delicados para falar de amor (Foto: Alexandre Sant’Anna/Divulgação)

O cantor, compositor e bacharel em literatura brasileira pela PUC-Rio, Mariano Marovatto, resolveu se cercar de uma equipe extremamente competente para realizar o seu CD de estreia, “Aquele amor nem me fale”. O resultado é um alento para quem gosta da melhor música brasileira.

O álbum é dominado pela bossa nova e o tom de voz do rapaz lembra, em muitos momentos, o de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, o que é facilmente percebido em “Pequena Flor”: “Não fuja, não / Se ouvir essa canção / Cuide bem do amor, então / Se ouvir meu coração”. A referência ao “paralama” não é equivocada, pois, no site oficial, o artista disponibiliza uma versão de “Foi o Mordomo”.

O álbum começa ao som da bateria de Marcelo Callado para apresentar a doce “Tanto”, reforçada pelos competentes vocais de Lígia Fabris Campos: “Porque eu vou estar sempre / Onde você estiver / Porque eu vou mostrar sempre / O que você quiser”. Em seguida, vem uma das melhores faixas do álbum, a balada “Teu”, composta em parceria com Jonas Sá, que também canta a música e é um dos nomes mais presentes no disco, o qual co-produziu com Mariano.

Também merece destaque a eletrônica, bem oitentista e pós-punk “Pra Ela”, que remete a bandas como Fellini e Voluntários da Pátria: “Faz muito tempo que eu faço uma balada de amor pra você / Mas não consigo terminar / Tão só faltando quatro, cinco, seis versos que rimam com dor / E mais nenhum com o verbo amar / Mas e daí? Você não gosta mesmo de ouvir música brega / E não sabe o que é flertar”.

Outros nomes conhecidos que participam do álbum são Bruno Medina e Gabriel Bubu, do Los Hermanos; Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado, da banda Cê, de Caetano Veloso; e Davi Moraes e Moreno Veloso, que tocam, respectivamente, guitarras e pandeiro, prato, faca e ovinho – seja lá o que isso quiser dizer – na regravação de “Não É Por Não Falar”, dos Titãs, transformada quase num rock tropicalista. Outra regravação é a da linda cantiga “Não Tem Lua”, de Durval Lélys, líder da banda baiana Asa de Águia.

Apresentador e roteirista do programa musical “Segue o Som”, na TV Brasil, Mariano realiza atualmente doutorado em poesia pela mesma PUC-Rio e é autor, junto com o coletivo de poetas Os Sete Novos, dos livros “Primeiro Vôo”, lançado em 2006, e “Amoramérica”, de 2008. Ele também é o pesquisador responsável pela organização do acervo do poeta e letrista Cacaso, na Fundação Casa de Rui Barbosa. Não é à toa que retirou o título “Aquele amor nem me fale” de um dos poemas de Oswald de Andrade. Outra referência literária é “Alice”, de Lewis Carrol, faixa que encerra o álbum: “Pra beijo e percevejo / Alice tem lençol / Se os gatos são listrados, contentes / Alice girassol / Se o mundo quer Papai Noel / Alice quer sair”.

 [email protected]

Leia também

Últimas notícias