Baixista do New Order relembra obra do Joy Division em SP

O baixista Peter Hook durante show ‘Unknown Pleasures’, em Paris (Foto:©David Sultan/Peter Hook 2010/reprodução) Uma das lendas vivas do rock inglês, o baixista Peter Hook tocará na íntegra, nessa sexta-feira […]

O baixista Peter Hook durante show ‘Unknown Pleasures’, em Paris (Foto:©David Sultan/Peter Hook 2010/reprodução)

Uma das lendas vivas do rock inglês, o baixista Peter Hook tocará na íntegra, nessa sexta-feira (17), em São Paulo, o álbum “Unknown Pleasures” (veja local e horário abaixo). Em 1979, o disco marcou a estreia da banda da qual Hook foi um dos fundadores, na cidade inglesa de Manchester, o Joy Division.

A banda se tornou um dos maiores ícones do pós-punk, mas a carreira do grupo foi precocemente interrompida com o suicídio do vocalista Ian Curtis, aos 23 anos. Porém, os integrantes remanescentes – além de Hook, o guitarrista e tecladista Bernard Sumner e o percussionista e baterista Stephen Morris – se mantiveram reunidos, chamaram a tecladista e guitarrista Gillian Gilbert (casada com Morris) e, com o nome New Order passaram a fazer um som mais eletrônico – em 2001, Gillian deixou a banda para dar lugar a Phil Cunningham.

O álbum “Unknown Pleasures” conta com 10 faixas – “Disorder”, “Day of the Lords”, “Candidate”, “Insight”, “New Dawn Fades”, “She’s Lost Control”, “Shadowplay”, “Wilderness”, “Interzone” e “I Remember Nothing”.

O Joy Division lançou apenas mais um album, “Closer”, lançado em junho de 1980, após a morte de Ian Curtis. Uma curiosidade com relação à banda é que seu nome foi retirado do livro “House of Dolls”, de Karol Cetinsky, onde Joy Division (Divisão da Alegria) é a área onde as mulheres judias são mantidas prisioneiras e oferecidas sexualmente aos oficiais nazistas.

 

Serviço
Data: 17 de junho (sexta-feira), a partir das 21h
Ingressos: de 80 a 150 reais.
Estúdio Emme – Rua Pedroso de Moraes, 1036. Pinheiros – São Paulo
Tel: (11) 26265835.