Humor é a aposta em ‘Deus me livre!’

Católicos em Roma, à espera de serem jogados aos leões, são personagens da peça (Foto: Divulgação) Está em cartaz em São Paulo, no teatro Ruth Escobar, a peça “Deus me […]

Católicos em Roma, à espera de serem jogados aos leões, são personagens da peça (Foto: Divulgação)

Está em cartaz em São Paulo, no teatro Ruth Escobar, a peça “Deus me livre!”, escrita pelos jornalistas Marcos Carvalho e José Mombelli Jr. O texto foi produzido no início da década de 1990, mas permaneceu na gaveta por 20 anos até que a montagem dirigida por Ednaldo Freire.

Com inspiração no humor radioteatral, são narrados os reveses de três personagens do início da Era Cristã. Paulo, Josias e Débora estão aprisionados em uma cela do Coliseu, em Roma, a espera de se tornarem atração do espetáculo – e virarem comida de leões. O carcereiro aproveita o desespero para tirar sarro dos presos, com figuras estranhas que se dizem divindades, fazendo da cena trágica uma grande piada.

Os autores Mombeli e Carvalho foram integrantes de um grupo de teatro no rádio chamado “Não tranca que lá vem Alavanca”. A peça atual é, aliás, a extensão de um dos sketchs do programa, veiculado pela Rádio USP FM, de São Paulo. O quadro faturou, na década de 1980, prêmios no Festival de Rádio e Vídeo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom) e no IV Concurso Brasileiro de Peças Radiofônicas.

“Deus me livre!”

Teatro Ruth Escobar
Sala Gil Vicente
Autores: Marcos Carvalho e José Mombelli Jr.
Direção: Ednaldo Freire (8966-9058)
Luz: Pitty Santana
Trilha Sonora: Pitty Santana e Filó Machado
Horários: Sextas: 21h30, Sab. 21h. Dom. 19h30
Ingressos: R$ 40
Curta Temporada desde 8 de abril

Elenco
Álvaro Gomes
Juliano Dip   
Léo Stefanini 
Mariana Munhoz
Tadeu Pinheiro