Peça desvenda os mistérios da mentira masculina

(Foto: Divulgação) Afinal, por que os homens mentem? Esse é o mote do livro “As mentiras que os homens contam”, do escritor Luis Fernando Veríssimo, que teve alguns textos adaptados […]

(Foto: Divulgação)

Afinal, por que os homens mentem? Esse é o mote do livro “As mentiras que os homens contam”, do escritor Luis Fernando Veríssimo, que teve alguns textos adaptados para o teatro pelo grupo Nós Mesmos Produções Artísticas. Situações cotidianas e muito divertidas são mostradas em ritmo ágil e envolvente, no espetáculo “Por Que Os Homens Mentem”, que faz grande sucesso desde que estreou em São Paulo, em agosto de 2009.

Serviço:

– Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat
Rua dos Ingleses, 209. Bela Vista. São Paulo/SP.
Telefone: (11) 32892358

– Sessões: sexta, 21h30, sábado, 21h, domingo, 19h30, até 27 de março

– Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

Atualmente a comédia está em cartaz, até 27 de março, na sala Dina Sfat do Teatro Ruth Escobar, com sessões às sextas-feiras, 21h30, sábados, 21h, e domingos, 19h30.

O espetáculo começa já quando um locutor passa as informações de segurança do teatro. A partir de então, várias cenas hilárias se sucedem, com boas atuações de Alexandre Pi, Charles Ferreira, Christian Hilário, Juliano Mazurchi e Ricardo Vandré.

Sorteio no Twitter

A Rede Brasil Atual recebeu um par de convites para a peça “Por que os Homens Mentem” (em São Paulo) e vai sortear os ingressos, que deverão ser retirados na bilheteria até uma hora antes do início do espetáculo. As entradas valem para esta sexta-feira (11).

Destaca-se, por exemplo, a cena em que Christian Hilário interpreta um rapaz que encontra outro na rua, o qual parece tê-lo reconhecido, mas sem que a recíproca seja verdadeira. Essa cena já havia sido adaptada com grande sucesso em um dos vários programas de humor exibidos pela TV Globo, com texto de Luis Fernando Veríssimo, caso de “TV Pirata” e “Comédia da Vida Privada”, entre outros.

Outro exemplo é encerramento do espetáculo, que mostra vários supostos machos declarando quais atitudes não são aceitas por eles em função de serem consideradas afeminadas. Esse quadro também já havia feito grande sucesso no “TV Pirata” com o nome de “TV Macho”, apresentado pelo brilhante ator Guilherme Karam. No teatro, os rapazes mantêm a mesma qualidade do original.

Todos os atores aparecem travestidos de mulher em alguma cena. Claro que vê-los transformados leva a plateia ao riso imediato e eles conseguem levar a narrativa adiante de maneira brilhante. Alguns detalhes podem fazer o espetáculo menos interessante em alguns momentos, mas trata-se de um  trabalho extremamente ágil, que envolve e conquista a plateia, em noventa minutos de duração, e leva à reflexão.

Isto graças à qualidade inquestionável do texto de Luis Fernando Veríssimo, muito bem interpretado pelos cinco atores. Depois de deixar o teatro é praticamente impossível não ficar pensando quantas vezes já não agimos com o perfil dos mentirosos ali revelados, já contamos aquela mesma mentira ou gostaríamos de ter a mesma sacada do personagem, para evitar brigas e atritos principalmente familiares.