Maior festival de animação da América Latina, 18º Anima Mundi começa nesta sexta

(Foto: Divulgação) Em sua 18ª edição, o Anima Mundi volta a partir desta sexta-feira (16) até dia 25 no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1º de […]

(Foto: Divulgação)

Em sua 18ª edição, o Anima Mundi volta a partir desta sexta-feira (16) até dia 25 no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1º de agosto, em São Paulo. O evento alcança a maturidade criativa com mais de 300 inscrições de produções brasileiras – maioria em número de título de obras – e outros filmes de países como Argentina, França, Coreia do Sul, Finlândia, Israel, Rússia, entre outros, totalizando 452 animações.

Quem assina a programação visual neste ano é o animador brasileiro Alê Abreu, que também lançou em 2007 o longa-metragem “O Garoto Cósmico”.

O festival conta com atividades para todos os admiradores de animação: enquanto crianças e adultos se divertem e aprendem técnicas nas oficinas (como stop-motion, película, desenho), os animadores profissionais participam de palestras e debates sobre a profissão no Anima Fórum.

Quanto à premiação, foram feitas mudanças dos anos anteriores: as categorias de concursos online serão unificadas no “Anima MundiWeb & Cel”, com tema geral e para maiores de 18 anos.

Este ano a edição irá trazer o criador do personagem Bob Esponja, Stefhen Hilenburg, que contará como foi o processo de criação de um desenho que movimenta milhões em direitos e licenciamentos ao redor do mundo.

Também haverá exibição de vídeos inéditos e Hilenburg responderá perguntas dos fãs. Entre outros convidados ilustres também está Jordi Grangel, co-diretor do estúdio Grangel, que dará uma aula sobre criação a respeito do longa “A Noiva Cadáver”, de Tim Burton.O evento está entre os três maiores de animação mundial e é o maior do hemisfério sul. Já exibiu mais de 5.927 filmes e atraiu cerca de 1 milhão de espectadores, apoiada pela Petrobras.

Segundo a organização, o Anima Mundi estima um público de 50 mil este ano. Em 2009, foram mais de 55 mil visitantes no Rio de Janeiro e 35 mil em São Paulo.

Serviço:

Quando:

Rio de Janeiro – 16 a 25 de julho.

São Paulo – 28 de julho a 1º de agosto.

 

Onde:

Rio de Janeiro

Centro Cultural Banco do Brasil

(Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Casa França-Brasil

(Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro)

Centro Cultural Correios

(Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)

Odeon BR

(Praça Floriano, 7 – Centro)

Oi Futuro (Ipanema e Flamengo)

(Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)

(Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar – Ipanema)

Arteplex

(Praia de Botafogo, 316 Térreo – Botafogo)

São Paulo

Memorial da América Latina

(Av. Auro Soares de Moura Andrade 664 – Barra Funda)

Centro Cultural Banco do Brasil – SP

(Rua Álvares Penteado, 112 – Centro)

 

Quanto:

R$ 6 – Idosos com mais de 60 anos e crianças até 12 anos pagam meia entrada.

 Confira mais informações e a programação completa dos dois estados em http://www.animamundi.com.br