Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Curta essa dica / 2010 / 02 / Filme que mostra uso da internet para promover mudanças tem exibição em São Paulo

Filme que mostra uso da internet para promover mudanças tem exibição em São Paulo

por Redação da RBA publicado 24/02/2010 16h20

(Imagem: divulgação)

São Paulo sedia nesta quarta-feira (24) à noite a exibição de “10 táticas para transformar informação em ação”, filme que destaca o uso das redes sociais em transformações positivas. A produção conta casos de 25 ativistas de todo o mundo que têm usado informações e tecnologias digitas na criação de mudanças.

Um dos exemplos narrados em “10 táticas” é o de Noha Atef, cujo blogue TortureinEgypt.net levou à libertação de prisioneiros inocentes no Egito. Da Índia vem a história de Dina Menezes, integrante de um grupo que utilizou as redes sociais para conseguir doadores de sangue e outras ajudas a hospitais durante ataques terroristas em Mumbai.

“A tecnologia e as mídias sociais revolucionaram a comunicação e a maneira de criar campanhas por causas locais ou globais. Podemos ver o poder dessa nova forma de comunicação na maneira como se acenderam os holofotes para a opressão sofrida pela população do Iraque e da Birmânia, recentemente, o que fez pressão nos governos daqueles países”, afirma Stephane Hankey, co-fundadora da ONG Tactical Technology Colletive, realizadora do filme.

O evento próximo ao metrô Marechal Deodoro tem, além da projeção, um debate com o ativista Sérgio Amadeu, o presidente do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Cláudio Prado, e o jornalista Rodrigo Savazoni.

Para quem estiver em outras partes do país ou não puder comparecer ao evento, “10 táticas para transformar informação em ação” está disponível em inglês nesta página e a versão com legendas em português poderá ser baixada nos próximos dias.

A seguir, as dez táticas sugeridas no filme para transformar informação em ação:

1. Mobilize pessoas
2. Testemunhe e grave
3. Visualize sua mensagem
4. Amplifique histórias pessoais
5. Adicione humor
6. Investigue e exponha
7. Saiba trabalhar dados complexos
8. Use a inteligência coletiva
9. Permita que as pessoas façam perguntas
10. Administre seus contatos

Serviço:
Exibição do filme “10 táticas para transformar informação em ação”
24 de fevereiro de 2010 às 20h 
Casa da Cultura Digital - Rua Vitorino Carmilo, 459
Próximo ao metrô Marechal Deodoro, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Informações do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital.