Livro mostra vários olhares sobre a questão racial brasileira

Em ÌMÓ – Panorama do Pensamento Negro Brasileiro, cientistas sociais debatem o tema sob o ponto de vista da Antropologia, História, Sociologia, Lingüística, Educação e Serviço Social

Foto: Divulgação

Trezentos e cinqüenta anos de luta contra a escravidão e cento e vinte e um de combate à discriminação racial, protagonizadas pelo povo negro brasileiro, resultaram em significativas vitórias, em especial nas últimas três décadas.

Mas, apesar dos espaços conquistados em áreas como trabalho, qualificação profissional e ensino superior, presença positiva na mídia (e não estigmatizada) e mesmo nas instâncias do Estado, muito ainda é necessário até que o Brasil possa ser chamado de, de fato uma democracia racial.

Há  algum tempo, pesquisadores negros têm investido na carreira acadêmica  e seus estudos têm gerado novas teorias tanto do ponto de vista dos oprimidos que, no país, são majoritariamente os afrodescendentes.

Superando a histórica condição de objetos de estudos científicos, negras e negros brasileiros resolveram romper essa nova barreira desenvolvendo pesquisas nas várias disciplinas das ciências humanas, dos códigos e linguagens, das ciências exatas, biomédicas e da filosofia.

O livro ÌMÓ – Panorama do Pensamento Negro Brasileiro surge com o propósito de dar visibilidade à produção teórica de mulheres e homens negros das mais diversas áreas do conhecimento. Pretende ainda contribuir com o papel social da pesquisa intelectual, disponibilizando-a à toda sociedade, evitando que seja apropriada e hegemonizada apenas por sua elite intelectual.

ÌMÓ tem a colaboração e é organizado por Ramatis Jacino, mestre em História Econômica pela USP, doutorando pela mesma universidade. A obra tem textos de outros 11 autores em áreas como Antropologia, Sociologia, História e outras. Já  a venda nas livrarias.

Título: ÌMÓ – Panorama do Pensamento Negro Brasileiro
Nefertiti Editora – 340 páginas – Preço sugerido: R$ 40

Leia também

Últimas notícias