Estreia: As desgraças de uma criança

Costello, integrante da Cia Teatral Pauliceia Desvairada, defende participação de jovens na produção cultural (Foto: Divulgação) Uma babá convence seu namorado a tomar conta do bebê de quem é ama […]

Costello, integrante da Cia Teatral Pauliceia Desvairada, defende participação de jovens na produção cultural (Foto: Divulgação)

Uma babá convence seu namorado a tomar conta do bebê de quem é ama enquanto se diverte. Mas o retorno inesperado do avô e os namoricos secretos de uma viúva com o sacristão aumentam os apuros e confusões pelas quais passa a criança nas mãos destas personagens. Disfarces, esconderijos e surpresas dão ritmo a esta estória divertidíssima.

A peça “As desgraças de uma criança (ou o Soldado e o sacristão)”, de Martins Pena, estreia em São Paulo em novembro. Escrita em 1846, é uma autêntica comédia de costumes ao estilo martiniano – triângulo amoroso, amores proíbidos e casamento – e  será encenada pelos jovens atores da recém fundada Cia. Teatral Pauliceia Desvairada.

A escolha da peça, de acordo com Adriano Costello, ator e fundador do grupo, levou em conta algumas características presentes na obra de Martins Pena, como o bom humor, a leveza textual e um certo toque de ironia. Com tais ingredientes, misturados a uma proposta de atemporalidade dos costumes, o texto se reveste dos pré-requisitos necessários para quem  se inicia no ato de interpretar. Um achado ao exercício teatral, além de ser um clássico.

Segundo Costello, que viveu toda a adolescência no Jardim Ângela, periferia da zona sul de São Paulo, a Cia. é resultado da busca incansável por um espaço para o teatro moderno nos ambientes de cultura popular. Atualmente com oito integrantes, o nome é uma alusão ao famoso poema manifesto publicado em 1922 pelo poeta paulista Mário de Andrade, um dos principais responsáveis pela modernização das artes na primeira metade do século passado. O autor do texto “Pauliceia Desvairada”, de acordo com sua biografia, não era lá muito propoenso à incursão dos jovens na arte que produzisse. Com sua Pauliceia Desvairada, ao contrário, Costello vê muito talento nos jovens atuais.  

“Basta que se criem mais espaços para as artes e mais democratização no uso dos que já existem”, diz. Para ele, os Centro de Educação Unificada (CEU) da prefeitura de São Paulo são um exemplo. “Pena que estão quase sempre ociosos ou ocupados pelas grandes companhias”, lamenta.

“As desgraças de uma criança”

comédia de Martins Pena,
Direção de Marcela Grandolpho.
Teatro Commune, rua da Consolação, 1218, (esquina com rua Piuaí), Centro
De 6 de novembro a 18 de dezembro, às sextas-feiras
Elenco: Adriano Costello, Anderson Soares, Drica Zangrande, Priscilla Leão e Tarcísio França.
Produtor Executivo: Adriano Costello
Músicas: Tarcísio França e Fernando Alves
Músico convidado: Fernando Alves
Duração: 60 min. – Indicação: Censura Livre
Fone.: 3807-0792