Diálogos da perplexidade traz crítica à mídia

(Foto: Reprodução) Os jornalistas Bernardo Kucinski e Venício A. de Lima participam nesta quinta-feira (22) de debate de lançamento do livro “Dialogos da Perplexidade – reflexões críticas sobre a mídia”. […]

(Foto: Reprodução)

Os jornalistas Bernardo Kucinski e Venício A. de Lima participam nesta quinta-feira (22) de debate de lançamento do livro “Dialogos da Perplexidade – reflexões críticas sobre a mídia”. A obra reúne a transcrição de cinco encontros entre os autores do livro em 2008. O evento é promovido pelo Vermelho, site do PCdoB.

Embora parte das gravações do primeiro encontro tenham se perdido, os trechos foram agrupados por temas, de modo que o livro divide-se em quatro capítulos. Referências bibliográficas foram adicionadas para servir de orientação aos leitores.

Para Muniz Sodré, no prefácio, os autores não falam como profetas do apocalipse nem apelam a linguagem arrevesada e futurística. “Com o pressuposto implícito de que, em termos de informação pública, será sempre necessário formar uma comunidade discursiva (…), ambos deixam claro que uma outra forma de pensar e novos tipos de público são diretivas em potencial para a constituição de um jornalismo ‘de qualidade’, analítico, capaz de agendar os temas vitais para a cidadania e alternativo à informação imediata frequente na televisão e, principalmente, na internet”, escreve.

Em 128 páginas, o livro passa por temas como ideologia, diploma, jornais populares, papel dos blogues, futuro dos jornais, concessões de TV e as relações com anunciantes.

Para Renato Rovai, editor da Revista Fórum, o “debate flui página a página como se fosse uma conversa de mesa de bar sobre a última rodada do Brasilierão”, mas “os autores vão tratando de temas relativamente complexos no debate da comunicação”. Em seu blogue o jornalista analisa em detalhes o livro.

“Dialogos da Perplexidade – reflexões críticas sobre a mídia”

de Venício Lima e Bernardo Kucinski
Editora Fundação Perseu Abramo
128 páginas

Lançamento: debate nesta quinta-feira (22) com os autores e Luís Nassif
Rua Rego Freitas, 192, 6º andar (São Paulo-SP)
Vagas limitadas: inscrição via [email protected] ou (11) 3054-1800 (com Danielle).