Porto Alegre recebe dois espetáculos de Patrice Chéreau

Ator e diretor francês apresenta a montagem de “La Douleur” e “Le Grand Inquisiteur” no Theatro São Pedro de 9 a 13 de setembro

O francês Patrice Chéreu está no Brasil (Foto: Divulgação)

O ator e diretor francês Patrice Chéreau estreia nesta quarta (9), em Porto Alegre, dois espetáculos, “La Douleur” (A Dor), texto de Marguerite Duras, e de “Le Grand Inquisiteur” (O Grande Inquisitor), de Fiódor Dostoiévski. As apresentações integram o festival 16º Porto Alegre em Cena e fazem parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

 “La Douleur” será encenada nos dias 9, 10 e 11. O texto escolhido é um dos mais perturbadores da literatura do pós-guerra, em forma de diário, onde a escritora Marguerite Duras relata sua angústia enquanto espera o regresso de seu marido, deportado para um campo de concentração nazista em 1945.

Já nos dias 12 e 13 de setembro é a vez da leitura dramática de “Le Grand Inquisiteur”, capítulo do livro “Os Irmãos Karamazov”, romance de Dostoiévski, que relata a volta de Jesus Cristo à Sevilha do século 16. Em sua chegada, Jesus é aclamado por uma multidão em delírio e, neste exato momento, o Inquisidor, que por ali passava, fica ressentido e manda prendê-lo. À noite, vai visitá-lo em sua cela e o repreende por sua volta, que perturba a Igreja.

 Patrice Chéreau nasceu em 1944. Diretor, comediante e cineasta, é uma das maiores personalidades das artes na França e no mundo. Dirigiu muitos espetáculos e filmes, entre eles “A Rainha Margot”, com Isabelle Adjani, Daniel Auteuil e Jean-Hugues Anglade, “Os que me amam tomarão o trem”, “Intimidade”, “Seu Irmão”, Urso de Prata em Berlim em 2003, e “Gabrielle”, selecionado para o Festival de Veneza em 2005.

Serviço:

O que: La Douleur (dias 9, 10 e 11) e Le Grand Inquisiteur (Dias 12 e 13) ambos às 21h
Onde: Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n° – Porto Alegre
Quanto: R$ 20
Mais informações: (51) 3227 5300 ou http://www.teatrosaopedro.com.br/

Leia também

Últimas notícias