Exposição Henri Matisse estreia neste sábado

Em cartaz até novembro“Matisse Hoje” traz cerca de 80 obras do artista francês para a Pinacoteca do Estado, em São Paulo

Nature morte au magnolia (Crédito: Succession H. Matisse)

São Paulo recebe a partir deste sábado (5) a exposição “Matisse Hoje” do francês Henri Matisse (1869-1954) com 80 obras – pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados – de coleções públicas de Brasil e França.

A exposição permanece na Pinacoteca do Estado de São até 1 de novembro. Matisse é um dos mais importantes artistas do século 20 e a exposição de São Paulo é a primeira exibição individual no país, como parte das comemorações do ano da França no Brasil. A curadoria é de Emilie Ovaere, curadora adjunta do Musée Matisse e tem assistência de Regina Teixeira de Barros, do corpo técnico da Pinacoteca do Estado.

Um dos destaques da mostra são as imagens realizadas por importantes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray, que retratam Matisse no seu cotidiano e no ateliê. Além das obras de Matisse, a mostra será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com a criação do artista: Philippe Richard (Dijon,1962), Pierre Mabille (Amiens, 1958), Cécile Bart (Dijon, 1958), Christophe Cuzin (Saint Simeon, 1956) e Frédérique Lucien (Briançon, 1960).
 

SERVIÇO

O que: Matisse Hoje
Quando: 5 de setembro a 1 de novembro, terça a domingo, das 10 às 18h
Onde: Pinacoteca do Estado, Praça da Luz, 2 – São Paulo.
Quanto: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia); Grátis aos sábados
Informações: (11) 3324-1000