Mostra de cinema árabe traz 13 longas a SP

Na quarta edição, festival inclui produções de origem libanesa, tunisiana, egípcia e iraquiana

Imagem do filme Baba Aziz, do tunisiano Nacer Khemir (Foto: Divulgação)

Em 2006, o Instituto de Cultura Árabe (Icarabe) propôs a realização de um festival de cinema apenas com produções de origem árabe em São Paulo (SP). A intenção era divulgar a cultura dos 21 países de maioria árabe no Oriente Médio e Norte da África. A realização tem o apoio do Sesc-SP, Secretaria Municipal de Cultura e Casa Árabe.

Neste ano, a mostra chega à quarta edição com 13 produções de quatro países: Líbano, Tunísia, Egito e Iraque. A abertura ocorre nesta segunda-feira (31) para convidados, mas depois segue até dia 13 de setembro com entrada gratuita ou ingressos de R$ 1 a R$ 4, dependendo da sessão e do cinema escolhido.

As exibições acontecem no CineSesc, Galeria Olido, Centro Cultural São Paulo e Esporte Clube Sírio. A classificação etária é de 14 anos.

Michel Sleiman, presidente do Icarabe, considera que os filmes representam bem a produção cinematográfica do mundo árabe. “A guerra, como não poderia deixar de ser, é de longe o tema que ocupa o horizonte do último cinema árabe. As invasões ao Iraque e ao sul do Líbano, no entanto, se são motivos para o impulso criador, não são necessariamente a matéria única desses filmes”, explica.

Outro eixo temático é o da espiritualidade e sua relação com os ambientes de clima desértico que ocupam parte dos territórios desses países.

Árabes no mundo
Os países árabes são:
Norte da África
Algéria, Camarões, Djibuti, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Somália, Sudão e Tunísia

Oriente Médio
Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano e Omã

Soraya Smaili, diretora Cultural do instituto explica que a escolha dos filmes foi capaz de garantir diretores de formações e gerações distintas. “Cada um dos diretores traz consigo um universo de diversidade e de visões de mundo. Além de representações da herança e do vigor cultural dos quais são originários”, sustenta.

O diretor Youssef Chahine, morto em 2008, será homenageado por seu legado e obras de cunho social. Dois de seus filmes serão exibidos na Mostra Mundo Árabe: “A Outra” e “Caos”.

Programa

Os curtas e longas dos gêneros documentário e ficção serão exibidos em programas:

  • Trilogia do Deserto
    “Andarilhos do Deserto”;
    “O Colar Perdido da Pomba” e
    “Baba Aziz”
  • Outras Histórias
    “Sob as Bombas”;
    “Caos”;
    “A Outra” e
    “Sobre Bagdá”
  • Mostra Especial Relatos do Iraque
    “Ahlaam”
    “As Tartarugas Podem Voar”
    “Iraque em Fragmentos”
    “A Vida Após a Queda” e
    Underexposure
  • Curtas da Escola Independente de Cinema e Televisão de Bagdá
    “Uma Vela para o Café Shabandar”
    “Um Estranho em seu Próprio País” e
    “Indo Embora”
  • Sessão Especial
    “Beirute Ocidental”

 

No site oficial (clique aqui), há mais informações e horários.