Exposição no Piauí valoriza cerâmica, tecelagem e esculturas tradicionais

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular sedia exposição de artesanato tradicional

Santo esculpido por José Joaquim de Araújo (Foto: Acervo CNFCP)

A cerâmica do povoado de Formiga, a tecelagem das mulheres da Associação Artesanal Xique-Xique e as esculturas em madeira do casal José Joaquim de Araújo e Verônica Amorim da Silva são algumas das peças que poderão ser vistas na exposição Artes e Ofícios de Pedro II, que o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCO, ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan inaugura nesta quinta-feira (20), às 17h, na Sala do Artista Popular, na cidade de Pedro II (PI). 

Formiga é considerado um dos mais importantes pólos artesanais do Estado do Piauí e faz parte dos 65 pólos de atuação do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, do Ministério da Cultura – MinC.

O artesanato no Piauí

A confecção artesanal de redes de algodão é uma tradição em Pedro II desde o século 19. Hoje em dia, o exemplo mais expressivo da tecelagem do município é dado por 25 mulheres integrantes da Associação Artesanal Xique-Xique, que se divide em três núcleos de produção distribuídos na cidade e nas comunidades de São João e Barroca, na zona rural.

O casal Verônica e Araújo são herdeiros de mestre Expedito, um dos maiores santeiros piauienses. Araújo esculpe e entalha imagens de santos há mais de 30 anos. Transmitiu para Verônica o gosto pela arte de dar formas a resíduos de madeira morta – imburana de espinho e cedro – encontrados em seu sítio, no município de Domingos Mourão. Mas Verônica adotou um estilo próprio: enquanto o marido se dedica aos santos, ela prefere a produção de esculturas de caráter erótico, além de peças que retratam a vida sofrida da mulher nordestina.

Quando: 20 de agosto a 27 de setembro de 2009

Onde: Sala do Artista Popular – Artes e Ofícios de Pedro II, Cidade de Pedro II – PI

Mais informações no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206

E-mail: difusã[email protected]Site