Cultura negra ganha novo palco em Fortaleza

Terça Negra reúne manifestações artísticas há dois anos. Agora, passa a ser realizado na Cidade da Criança

Evento em Fortaleza promove cultura negra há dois anos

A Terça Negra é um evento que reúne manifestações artísticas da cultura negra cearense há dois anos. Inclui-se aí tanto as tradicionais quanto as contemporâneas. Ela passa agora a ser realizada na Cidade da Criança, antigo Parque da Liberdade, na região central de Fortaleza. A estreia da casa nova foi na última terça (14), e na próxima (21) o show fica por conta de Gilvan Gomes e Banda, com a apresentação Afrofest.

Utilizando a música popular brasileira com meio, Gilvan Gomes e Banda buscam contribuir para a consolidação da Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas nas escolas. Além da apresentação musical, a Terça Negra será o espaço para a posse da nova coordenação do Movimento Negro Unificado. 

A iniciativa da Terça Negra é da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da prefeitura. Há dois anos, todas as semanas, diferentes manifestações culturais ganham espaço, com estímulo ao potencial criativo dos participantes.

Até o mês passado, o evento ocorria no Mercado dos Pinhões. A praça da Liberdade tem esse nome em referência aos escravos libertados no século XIX.

O evento é gratuito e aberto ao públicos e se baseia em representantes da cultura negra, como Djavan, Jorge Ben Jor, Cassiano, Seu Jorge, Tim Maia, Ed Mota e músicos de reggae.

Terça Negra

Evento gratuito e aberto ao público
21 de julho, a partir das 17h
Cidade da Criança/Parque da Liberdade (Rua Pedro I, s/n, Centro)
(85) 3452-2355

Leia também

Últimas notícias