Desenvolvimento em foco

ChatGPT, tecnologia e programadores. E o bicho-papão da automação

As pessoas começaram a pensar que com o ChatGPT sendo capaz de “cuspir código” é o fim do programador humano. Não é bem assim, dizem os especialistas, mas as mudanças na indústria tecnológica estão a caminho

Pixabay
Pixabay

A ameaça da automação é o bicho-papão no escuro para muitos trabalhadores. Agora que as pessoas viram o que o ChatGPT pode fazer, o medo de perder empregos para a IA despertou de novo para muitos funcionários. A IA pode escrever livros infantis, assumir algumas funções bancárias, ou tornar mais provável que outro humano possa substituí-lo no trabalho. Tratei deste tema em nota técnica que será publicada na 25ª Carta de Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs). Aqui uma versão da referida nota.

Na verdade, é cada vez mais óbvio que se as pessoas quiserem permanecer empregadas, devem estar familiarizadas com a IA. Mas, bem, nem todos sentem isso.

Pelo menos um grupo de trabalhadores de tecnologia está entusiasmado com o ChatGPT e aplicativos alimentados por IA como ele. Para o que – e, talvez, quem – ele pode trazer para sua profissão.

Os programadores estão entusiasmados, porque os avanços na automação os tornam muito mais eficientes, permitindo-lhes escrever códigos mais e melhor. Ainda mais empolgantes, dizem os especialistas da indústria, ferramentas como ChatGPT e GitHub Copilot são capazes de remover grande parte da dor de aprender a codificar. Desse modo, permitindo que mais pessoas entrem em uma carreira lucrativa na codificação. Isso também teria o benefício adicional de enfrentar a perpétua crise de talento da indústria tecnológica.

“Desenvolvedores, engenheiros DevOps, engenheiros de plataforma. Eles estão procurando automatizar tantas das tarefas mundanas quanto possível e libertá-los para ter esse nível mais alto de pensamento”, disse Adam Frank, vice-presidente sênior de produto para o startup de implantação de software Armory.

Cientistas divulgam 10 diretrizes para a educação lidar com IA

“A IA pode ajudar a automatizar muitas dessas tarefas rotineiras.” A inteligência artificial nivela o campo de atuação para programadores. Programadores profissionais, em todos os níveis de experiência, raramente codificam no vácuo. Websites como Stack Overflow conectam programadores entre si para ajudar a resolver problemas. Uma piada da indústria é que uma grande parte do aprendizado de codificar é apenas dominar copiar e colar. 

O surgimento do ChatGPT é apenas uma extensão dessa dinâmica, dando a um robô que pode ajudar a gerar exatamente o código de que você precisa no momento (às vezes para usos mais maliciosos).

Para os codificadores novatos, isso por si só remove uma das maiores barreiras à entrada, ajudando-os a acompanhar os codificadores mais experientes, ajudando-os em seu caminho com respostas para seus problemas específicos. Ainda há lugares para os programadores humanos brilharem, diz Frank da Armory.

IA dá a um programador todas as peças de que ele pode precisar, mas cabe ao programador colocá-lo todo junto de uma maneira que faça sentido.

“Há um nível de criatividade, e um nível de emoção que os humanos têm de que a IA ainda está muito, muito longe de ter experimentado”, disse Frank. “Esse nível de criatividade, emoção e compreensão humana é o que nos permite, como humanos, construir experiências específicas para os humanos que estão usando nossos produtos”. Esta, por sua vez, é uma oportunidade emocionante para aqueles desenvolvedores mais experientes, diz Frank.

Ao automatizar o tédio, dá a eles a oportunidade de serem mais criativos e realmente se diferenciarem da concorrência.

Os engenheiros de computação e desenvolvedores de software já eram uma mercadoria quente mesmo antes do ChatGPT ser um vislumbre aos olhos do OpenAI. Mas com as recentes demissões massivas em tecnologia, há uma ideia de que ser um programador pode não ser tudo o que está rachado para ser.

Comunidade acadêmica está mobilizada para entender impactos da IA      

As pessoas começaram a pensar que com o ChatGPT sendo capaz de “cuspir código”, esse é o fim do programador humano. Não é bem assim, dizem os especialistas. Mas as mudanças na indústria tecnológica estão a caminho.

“A IA torna a tecnologia significativamente mais acessível para as empresas que tradicionalmente não são especializadas em tecnologia e à medida que a adoção aumenta, você começa a precisar de mais desenvolvedores que possam implementar e entender esses sistemas para manter a tecnologia”, disse Sagar Patel, vice-presidente de engenharia da Ampla. 

Ao mesmo tempo, o trabalho de um desenvolvedor pode mudar a médio ou longo prazo.

O ChatGPT, a IA e seus males só estão ficando mais inteligentes e melhores na escrita de códigos a cada dia, o que significa que pode haver menos necessidade de engenheiros que façam esse trabalho de graça.

Ao mesmo tempo, haverá uma chamada para profissionais que possam monitorar, manter e montar esse código em produtos funcionais, o que significa que as habilidades envolvidas permanecerão valiosas por muito tempo. Os programadores, é claro, ajudaram a dar o pontapé inicial da atual onda de IA. Portanto, se as pessoas estão preocupadas, os programadores se escreveram fora de um trabalho, eles estão errados. Em vez disso, os programadores apenas garantiram que suas habilidades fossem mais requisitadas do que nunca.


Bárbara Soares é diretora na Casa da Tradução, professora, pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo em Educação e Saúde, doutora em Linguística Aplicada e docente na Fatec Praia Grande. Pesquisadora Voluntária do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Conjuscs).

Artigos desta seção não necessariamente expressam opinião da RBA


Leia também


Últimas notícias