Vacinas salvam

Vacina contra o HPV reduz em 90% casos de câncer de colo de útero no país

Resultado é obtido oito anos após a adoção da política de vacinação contra o HPV, mostra estudo da revista científica ‘The Lancet’

Creative Common
Creative Common
Vacinação infantil tem sido alvo de ataques de Bolsonaro, assim como foi com os adultos

Em 2013, enquanto ministro da Saúde, tomei a decisão de incorporar a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) no SUS. Assim, anunciamos à população brasileira sua inclusão no calendário das campanhas de vacinação do nosso Programa Nacional de Imunização (PNI). Essa vacina imuniza contra os tipos 16 e 18 do vírus, considerados de alto risco e que representam casos de câncer de colo de útero. Além dos tipos 6 e 11, de baixo risco, que causam as verrugas genitais.

Além da garantia de proteção ao vírus que causa outros tipos de câncer, além do de colo do útero – terceiro tipo mais frequente entre as mulheres –, como também de vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe, essa introdução significou transferência de tecnologia, poder de compra e independência de imunização para o Brasil.

Assim, pais e mães puderam proteger seus filhos de 9 a 14 anos gratuitamente. Antes dessa incorporação, a imunização era oferecida somente em laboratórios particulares, ao valor de R$ 1.200 em três doses da vacina. Ou seja, só quem tinha dinheiro poderia ser vacinado.

A planta dessa vacina é fruto da transferência de tecnologia de uma indústria internacional – que possui a patente – para o Instituto Butantan e coordenada pelo Ministério da Saúde. Uma curiosidade é que foi também utilizada para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, que tem salvado milhares de vidas.

Apesar da incorporação desta importante política de saúde pública no país, na época, assim como acontece hoje, surgiram fake news e absurdos antivacina. Por exemplo, supostos episódios de reações sem nenhuma comprovação de ter relação com o imunizante.


O reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde e Endemias é pra ontem


Oito anos após essa incorporação, os resultados: a queda de cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero entre as mulheres vacinadas contra o HPV no Brasil. Esse dado é de um estudo publicado pela revista científica The Lancet.

Vacinas salvam vidas e nos protegem, é ciência. Só elas podem garantir que o coletivo esteja protegido. Só elas podem assegurar que possamos reduzir o sofrimento das pessoas. O brasileiro possui boa receptividade às vacinas e precisamos permanecer em alerta. Pois não podemos permitir que nosso país seja convencido por teorias negacionistas e fake news.


Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Artigos desta seção não necessariamente expressam opinião da RBA