Padrão

E daí? Assim é o Brasil – por Ariovaldo Ramos

TSE conclui que há crime eleitoral da chapa Bolsonaro/Mourão, mas não há criminoso. ‘E daí?”, diria o presidente da República

Alan Santos/PR
Alan Santos/PR
TSE adimite que chapa Bolsonaro/Mourão foi eleita com base em mentiras, mas "e daí?". Fica tudo como está. E está ruim

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga a acusação de crime eleitoral feita à chapa Bolsonaro/Mourão e conclui que há crime, mas, não há criminoso! E a resposta padrão do presidente para todas as acusações contra ele continua valendo: e daí?

O Brasil despenca economicamente, a inflação dispara, a carestia cresce e o país caminha para a recessão. Porém, o banqueiro, conselheiro de juízes e mais, diz que ele continuará sendo o favorito se tão somente parar de tropeçar nas palavras! E a resposta padrão aparece de novo frente a qualquer cobrança: e daí?

A CPI da Covid acusa o presidente de nove crimes, ele manda seu pessoal para Dubai, diz que vai estourar o teto de gasto e conta como se faz corrupção! Continua, então, a resposta padrão para qualquer interpelação: e daí?

Mais de 600 mil mortes na pandemia, combustíveis com preço pela hora da morte, a compra do gás de cozinha se tornando proibitiva, pessoas morrendo queimadas por substituir gás por álcool, e as estatísticas dizem que o presidente, que parecia acabado, aparece de novo como competitivo, principalmente, no 2º turno! E a resposta padrão para qualquer ameaça volta a ecoar: e daí?

Nesse governo foi permitido o uso de mais 1.100 agrotóxicos, alguns banidos de todos os outros países do mundo, a devastação da Amazônia e dos demais biomas alcançou marcas impensáveis, os indígenas agonizam, a grilagem e a exploração ilegal de ouro em terras indígenas polui e mata tanto animais como seres humanos, e o presidente mente na ONU e desdenha do COP-26 porque, de fato, não tem nada a apresentar e, simplesmente, parece não ligar a mínima, apesar de isso poder levar a perda de oportunidades para o governo e empresas acessarem os fundos que gerenciam os ativos verdes avaliados em 35 trilhões de dólares!

E ressoa a resposta padrão do presidente: e daí?

E o ministro da economia diz que vai vender tudo mesmo, e fará o que o presidente quiser para ganhar as eleições e, quanto ao povo que passa fome, à economia e ao que mais for afetado, sua resposta parece assumir a fala presidencial: e dai?

Como disse o presidente quando ensinava sobre corrupção: “Assim é o Brasil”.

Assista ao Daqui pra Frente desta semana



João Heitor/FPA

Ariovaldo Ramos é coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e apresentador do programa Daqui pra Frente, toda quarta, às 20h, na TVT

Artigos desta seção não necessariamente expressam opinião da RBA


Leia também


Últimas notícias