A verdade liberta

Em respeito à fé protestante. Por Ariovaldo Ramos

Como protestante, recuso-me a crer que quem quer que se diga seguidor da fé protestante se deixe levar por postulados diferentes dos expostos a seguir

Pixabay
Pixabay

A fé protestante preza pela liberdade de consciência, pelo zelo com a criação, pelo Estado Democrático de Direito, pela educação universal, pela igualdade entre seres humanos, por meio da justiça social e pela exigibilidade dos direitos humanos.

Portanto, é seguro dizer que:

A fé protestante respeita a presunção de inocência, de modo que, a menos que haja um dos cinco motivos para a prisão, já listados em lei, ninguém pode ser preso antes do trânsito em julgado.

A fé protestante repudia o racismo. E também repudia toda forma de discriminação da pessoa humana, como dizer que pessoas com deficiência atrapalham a escola, ou que a educação superior é para alguns. E repudia ainda um governo que atenta contra o sistema educacional, que deve ser universal e gratuito.

A fé protestante repudia o genocídio. Portanto, repudia o que está em curso, no Brasil, contra os negros e os indígenas, e contra a população, em geral, pela irresponsabilidade criminosa do governo federal na condução da vacinação contra o coronavírus. Repudia ainda o machismo e a misoginia, com todo o preconceito e agressão decorrentes, assim como repudia a desigualdade de gênero.

A fé protestante apoia o feminismo

A fé protestante repudia toda a letalidade policial, e todo estímulo à violência, por meio da abertura ao armamento pessoal. E repudia toda a tentativa de desqualificar o fato de que o policial é agente do Estado, e que, portanto, não pode ter licença para matar nem pode justificar o assassínio em serviço.

A fé protestante repudia um governo que não assume sua função de zelar e proteger a biodiversidade em nossos biomas.

Além disso, repudia, um governo que patrocina uma política econômica geradora de miséria e deletéria para a classe trabalhadora e para a previdência social.

A fé protestante repudia o uso da Bíblia para apoiar golpe de Estado ou para apoiar governo de extrema direita com viés neonazista, como faz uma parcela de Evangélicos no Brasil. Por isso, não admite que, em seu nome, seja sugerido ou convocado um golpe de Estado. Desse modo, considera tais proponentes como meros criminosos, que devem enfrentar, na Justiça, as consequências de tal insanidade

A Bíblia foi escrita por libertos da escravização e é libertadora.

Como protestante recuso-me a crer que quem quer que se diga protestante se deixe levar por postulados diferentes do exposto.


Ariovaldo Ramos é coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e apresentador do programa Daqui pra Frente, toda quarta, às 20h30, na TVT

Confira o programa desta semana

Artigos desta seção não necessariamente expressam opinião da RBA


Leia também


Últimas notícias