Ariovaldo Ramos

Agora é o único momento que temos de fazer o bem, e de fazer o que é certo

Agora é o momento de tomar decisão, de socorrer, amparar uma criança nesse mar de órfãos que se tornou nossa sociedade. Se você já pensou em ajudar, faça-o agora

Pixabay
Pixabay

Pensando na pandemia que não para de se alastrar, ou na fome que voltou a acometer milhões de brasileiros e brasileiras, temos de considerar o momento agora, sempre a questão do tempo. Pensando nisso fiz um soneto:

Calendário

Faz muito tempo que tal tempo passa
ou toda gente que passa tal vento;
Ora depressa, ora modo lento,
ora cheio de vida, ora sem graça?

Faz mesmo tempo que tal tempo muda,
ou será gente que seu tempo vira;
Buscando fazer o tempo tal qual admira,
Embora tal tempo só nos iluda?

O tempo muda por favor à gente,
Ou rindo nos assiste renitente;
Enquanto todo nosso tempo verte?

Tempo… Quem sabe quanto se nos deu?
Dele se sabe quanto se perdeu!
Mudar calendário… não nos diverte!

Ninguém sabe quanto tempo tem

Logo, todo mundo tem muito pouco, de fato, todos só temos o agora, por isso a Palavra diz, que se, hoje, ouvirmos a voz de Deus, não lhe devemos fechar o coração. O hoje é tudo o que temos.

Isso me faz lembrar alguém que conheci no Rio de Janeiro, em 1997, uma pessoa extraordinária que havia perdido sua neta de 5 anos de idade, de forma trágica. Um dia, conversando com ele sobre isso, perguntei-lhe que lição ele tinha aprendido da tragédia e ele respondeu-me: ame agora!

Essa era a vida daquele homem, ele havia percebido que tudo o que tínhamos era o agora para fazer tudo o que tínhamos de fazer, principalmente, em relação ao outro. Se vai amar, faça-o agora; se vai presentear, dizer que ama, estender a mão… faça-o agora, pois, o amanhã poderá nunca existir.

Dá para perceber o quanto isso é importante no contexto da família, quantas casas vivem em crise constante por que ninguém consegue dizer do seu amor, está sempre esperando o momento oportuno, que geralmente passa por aquilo que se espera do outro, e ninguém se da conta do agora, o único momento que temos para perdoar e amar.

Agora é o momento mais precioso, aliás, é o único momento que temos, é o momento de fazer o bem, e de ajudar, e de tomar decisão, e de fazer o que é certo, e de socorrer, e de amparar uma criança carente nesse mar de órfãos que se tornou nossa sociedade. Se você já pensou em ajudar, faça-o agora.

RBA

As opiniões expostas nesta seção não necessariamente expressam opinião da Rede Brasil Atual

Leia também

Assista também ao Daqui pra Frente, na TVT

O programa, paraceria da TVT com a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, agora vai ao ar às quintas-feiras, às 20h