Ariovaldo Ramos

Insanidade: a humanidade discordou da divindade e virou predadora da criação

Segundo a criação, a humanidade faria tudo na busca de harmonia. Mas o planeta está morrendo pela ganância dos que optaram pela morte como meio de vida

Detalhe de A Criação de Adão, de Michelangelo (1511)
Detalhe de A Criação de Adão, de Michelangelo (1511)

Segundo a Bíblia, a divindade criou a humanidade parecida com ela. A tri-unidade divina colocou o primeiro casal, embrião da multi-unidade humana, no jardim que a divindade formou, para aprender a ser gente. Iria aprender, com a criação, como ser criatura. O Jardim seria o modelo para viver o planeta e no planeta que a divindade chamava Éden, que significa lugar de delícias. Segundo a criação, a humanidade faria tudo na busca pela harmonia, pela mutualidade e pela sustentabilidade a partir do reconhecimento do direito da criação e das criaturas. A humanidade seria jardineira e parte do jardim.

Mas, conforme a Bíblia, a humanidade discordou da divindade e partiu para ser predadora da criação. O que era bom para a divindade não seria mais, necessariamente, bom para a humanidade. A partir daí a humanidade caminharia na contramão da criação. A divindade avisou a humanidade que o planeta reagiria ao agressor. Uma parte da humanidade tenha conseguiu conviver com a criação de modo integrado. Grande parte da humanidade, porém, passou a invadir e dominar todos os espaços e biomas e a aprofundar o ataque à criação. Inclusive passou a perseguir e a matar a parte humanidade que conseguia conviver, amistosamente, com a criação.

A maioria da humanidade optou por um sistema de acumulação que acabou concentrando muito na mão de poucos. Esse sistema começou a atacar, cruelmente, o planeta, pois, em vez de reconhecer o planeta e demais criaturas como, também, sujeitos de direitos, acabou por entender-se como detentor de todo o direito. E, agora, o planeta está morrendo, vitima da ganância da parte da humanidade que, insanamente, optou pela morte como meio de vida.

RBA

Leia também


Assista ao Daqui pra Frente deste sábado

Uma parceria da TVT e Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito