mídia

‘Não leia jornais, minta você mesmo’

Fernando Morais, comentarista da TVT, lembra palavras de ordem da greve de jornalistas de 1979 e alerta contra a manipulação nos veículos de comunicação

Reprodução/TVT

“Acredita em tudo que vê por ai? É bom reconsiderar”, afirma Fernando Morais, comentarista da TVT

São Paulo – Comentarista da TVT, o jornalista e escritor Fernando Morais recomenda ‘olho crítico’ para tudo o que se produz na internet, jornais, revistas, rádio e TV. Ele recorda a história da greve dos jornalistas, ocorrida em São Paulo, em 1979, quando pichavam os muros com as palavras de ordem: “Não leia jornais, minta você mesmo”.

Para o jornalista, passados 35 anos, a advertência continua válida. Ele cita o caso de Paulo Roberto Costa, ex-funcionário da Petrobras, que em depoimento à CPI no Congresso, afirmou que a corrupção está presente em todas as empresas do país e ocorre desde o governo Sarney, passando por todos os demais, até os dias atuais. A mídia tradicional deu destaque apenas para a primeira declaração e silenciou sobre a segunda.

Fernando Morais cita também o caso do Jornal Nacional, que foi obrigado a se retratar de tentativa de manipulação, quando disse que o mesmo Paulo Roberto Costa teria se reunido com a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente Lula, Na realidade, o depoente, afirmou que nunca se reunira com nenhum dos dois – o oposto.

Assista o comentário completo da TVT

Leia também

Últimas notícias