Contraponto

Gabrielli grava sua própria entrevista e publica versão não editada pela Globo

Ex-presidente da Petrobras, que já havia inovado quando criou blog da estatal para se precaver de distorções pela imprensa. É uma oportunidade de eleitor comparar a versão com a informação

Reprodução

O ex-presidente da Petrobras. Sérgio Gabrielli, pediu a um assessor que gravasse, na íntegra, a entrevista que concedeu a uma equipe da TV Globo e que foi exibida pelo Jornal Nacional na noite de quinta-feira (20). Na entrevista, descreve em que condições foi efetuada a compra da refinaria de Pasadena pela estatal em 2006. E defende o negócio.

Não é a primeira vez que Gabrielli adota medidas de precaução contra possíveis gestos de distorção da informação por parte da imprensa. Quando presidia a estatal, criou o Blog da Petrobras, em que publicava na íntegra as perguntas que lhe eram dirigidas por jornalistas e suas respectivas respostas. Na época, a tática preventiva irritou os veículos. Mas acabou se consolidando como uma estratégia inovadora de comunicação empresarial.

Uma boa medida em defesa de uma empresa do porte da Petrobras, que é rodeada de riscos. Por ser controlada pelo Estado, é objeto de disputa política, e os que torcem pelo desgaste de seu controlador de ocasião muitas vezes jogam pesado com a informação, sem se importar muito com o impacto das notícias nas bolsas, na imagem da empresa e, consequentemente, da oscilação do preços de das ações e do próprio valor da companhia. O se importando muito também.

No submundo das notícias e do mercado de capitais, a associação de interesses mais que políticos para jogara para cima ou para baixo o preço da ações não é exatamente uma raridade. E se o esquema tático consegue num só lance o sucesso especulativo e o impacto político, mais que um gol, é uma cesta, vale dois.

Assista ao vídeo bruto, publicado ontem pelo jornalista Miguel do Rosário em seu blogO Cafezinho a entrevista sem edição.

E se tiver paciência, compare com a matéria editada pela Globo