Repórteres da Rádio Brasil Atual falam sobre matérias vencedoras de 2 prêmios Herzog

Jornalismo Premiado

Fotos: Regina Grammont/RBA

Marilu e Anelize, repórteres premiadas

São Paulo – As jornalistas Marilu Cabañas e Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual, estão entre os vencedores da 35º edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a ser entregue no próximo dia 22 de outubro, em solenidade no Memorial da América Latina.

Marilu receberá o prêmio de melhor reportagem na categoria Rádio, pela série “Voz Guarani-Kaiowá”, veiculada em novembro do ano passado. A série retratou a luta pela terra da etnia Guarani-Kaiowá, em municípios do Mato Grosso do Sul, como Iguatemi, Dourados e Antonio João. Marilu ouviu familiares de índios mortos por causa da luta, lideranças ameaçadas, líderes da Aty Guassu, professores indígenas, políticos e representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Visitou acampamentos à beira de estrada e aldeias onde só é possível entrar com escolta da Polícia Federal e da Força Nacional.

Anelize Moreira tem 28 anos, quase três de RBA. Receberá menção honrosa pela série “Dores do Parto”, apresentada em maio deste ano durante a Semana Mundial de Respeito ao Nascimento. As reportagens denunciam a violência contra mulheres e mostram personagens e profissionias que decidiram pelo parto humanizado.

Assista abaixa à reportagem da TVT em que Marilu e Anelize falam sobre as pautas premiadas.

Leia também

Últimas notícias