Aniversário

Brasil de Fato comemora 10 anos com festa em São Paulo e lançamentos

Surgido da necessidade de 'uma nova forma de fazer comunicação', jornal ganhou publicações regionais gratuitas

O jornalista Nilton Viana, do Brasil de Fato, fala à TVT sobre os 10 anos do jornal nascido dos movimentos sociais

São Paulo – O jornal Brasil de Fato comemora dez anos de publicação. A festa de aniversário, neste fim de semana, no Vale do Anhangabaú, foi prestigiada por artistas e jornalistas. O jornal completou 500 edições em janeiro, e, segundo seu editor-chefe, Nilton Viana, surgiu da necessidade de uma “nova forma de fazer comunicação”, se propondo a uma cobertura jornalística diferenciada daquela feita pela mídia tradicional.

“O jornal surge em janeiro de 2003 numa proposta audaciosa. Ele nasce da necessidade dos movimentos sociais terem um veículo de circulação e amplitude nacional, que conseguisse dar respostas às lutas sociais da cidade e também do campo”, afirmou Viana à TVT.

Como forma de comemoração, foram lançadas também edições regionais do tablóide, em Belo Horizonte e São Paulo. Em agosto, chegam as edições de Brasília e Rio de Janeiro. “Agora temos tiragens regionais, com a luta diária do trabalhador nesses grandes centros. E distribuição gratuita, que é como a gente chega de forma imediata ao trabalhador.”

As edições regionais têm 16 páginas. O conteúdo terá cunho mais informativo e menos analítico que a edição nacional do Brasil de Fato, segundo Viana. “Nossa edição nacional é mais densa e política que informativa dos problemas cotidianos da população. A edição semanal sairá com conteúdo muito quente, factual”, disse Viana à RBA.

O editor ressalta que, embora a internet tenha um grande alcance na difusão de informações, ela atinge um público específico. “Queremos chegar ao trabalhador que acorda as quatro da manhã para ir trabalhar, pega horas de condução. Queremos ser um jornal que esteja realmente colado às lutas sociais, que tenha informação sob a ótica do trabalhador, para o trabalhador.”

Assista aqui a reportagem da TVT na festa dos 10 anos do Brasil de Fato.

Leia também

Últimas notícias