Agência de classificação rebaixa nota de 16 bancos espanhóis, Santander entre eles

São Paulo – O El País acaba de noticiar que 16 bancos espanhóis tiveram suas notas rebaixadas pela agência de classicação de risco Moody´s – fruto do pé atrás dos […]

São Paulo – O El País acaba de noticiar que 16 bancos espanhóis tiveram suas notas rebaixadas pela agência de classicação de risco Moody´s – fruto do pé atrás dos mercados com a capacidade do país de “honrar” seus compromissos. A Moody´s tem 19 escalas de classificação. A Espanha, recentemente, tem uma classificação A3, o que ainda quer dizer nota de bom pagador, mas os “classificadores” começam a ver com rabo de olho seus bancos devido ao período prolongado de recessão da economia.

Alguns dos bancos que tiveram a nota rebaixada são famosos por sua presença internacional. O Santander, por exemplo, conhecido na América do Sul por patrocinar a Taça Libertadores e no Brasil por ser o terceiro maior banco privado, perdeu três pontinhos. Ainda não significa que caiu para a segunda divisão, mas já não tem uma pontuação de campeão em confiança e liquidez. Outra instituição globalizada, o BBVA também perdeu três pontos. Coincidentemente, o BBVA também paga alto para associar sua imagem ao futebol. Tanto é que detém os royalties do Campeonato Espanhol, o que significa que sua marca aparece para 400 milhões de espectadores cada vez que a TV passa o replay de um lance de Real Madrid x Barcelona.

Não se sabe exatamente a quantas anda a credibilidade das agências de classificação de risco na vida real. Até as vésperas da quebradeira dos bancos americanos, em 2008, elas diziam que estava tudo bem. O tsunami europeu também surgiu subitamente no horizonte quando a economia grega já estava insolvente, sem nenhum alarme dos especialistas – e hoje a fatura é cobrada pesadamente dos trabalhadores do continente. Mas que as empresas continuam vendendo caro as suas análises de risco, ninguém duvide. E há quem as compre.

Leia aqui a reportagem do El País, em espanhol.