Por que não te calas?

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi passear  em Madri, na Espanha. Lá, Serra praticou seu esporte favorito: falar mal do Brasil e do ex-presidente Lula. Serra não […]

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi passear  em Madri, na Espanha. Lá, Serra praticou seu esporte favorito: falar mal do Brasil e do ex-presidente Lula. Serra não aprendeu nada durante as eleições. Continua ignorando o que se passa no Brasil, não tem visão social nem política nem diplomática.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ex-governador José Serra (PSDB) disse que são grandes as chances de o ex-presidente Lula concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições de 2014. Derrotado nas eleições presidenciais de 2010, o tucano não quis tratar de seu futuro político.

Lideranças tucanas têm pressionado Serra para que ele aceite disputar a prefeitura de São Paulo em 2012, deixando caminho livre para Aécio Neves, atual senador e ex-governador de Minas Gerais. Isso porque acandidatura à sucessão municipal paulistana acabaria com as pretensões do ex-governador de tentar a Presidência da República.

Serra é descrito pelo jornal como “chefe da oposição” brasileira. Ele afirmou que o ex-presidente faz muitas declarações retóricas contra a oposição. “Lula nunca deixou de estar em campanha”, acrescentou.

E deu outros pitacos. Avaliou que, desde o impeachment de Fernando Collor de Melo, nunca o problema da corrupção no Brasil foi tão sério como agora. Segundo o ex-governador, os governos do PT entregam algumas áreas para os partidos da coalizão que exercem um poder quase absoluto.

Enquanto o Lula viajou para o exterior para fechar bons negócios para o Brasil, levantando a autoestima de nossa gente, Serra viaja para falar mal do país.

Quando um cidadão brasileiro vai passear na Europa e fala mal de seu próprio país, deixa claro qual é seu caráter e qual é o tipo medíocre de personalidade que tem.

Serra está em campanha eleitoral. Só ainda não entendeu que fazer campanha para atingir um grande líder como Lula pode ser uma ofensiva suicida, o conhecido “tiro no pé”.

A popularidade  de Lula foi conquistada a partir de um trabalho que gerou resultados por todo Brasil e se estendeu para fora do país. Falar mal de Lula ou de seus trabalhos hoje é atingir diretamente o povo em todas as suas camadas sociais.

É preciso que políticos vazios – como Jose Serra –, e somente inflados pela mídia, parem de  mentir no exterior, causando constrangimento que possam influenciar negativamente até os negócios do Brasil.

O “porque não te calas” é perfeito neste momento em que José Serra não disse uma única palavra positiva sobre o Brasil.

 

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.