Aécio dá largada na campanha eleitoral 2014

De olho nas eleições presidenciais de 2014, o PSDB deu início a um esforço concentrado para ganhar capilaridade junto ao movimento sindical, considerado berço político do PT. O senador  Aécio […]

De olho nas eleições presidenciais de 2014, o PSDB deu início a um esforço concentrado para ganhar capilaridade junto ao movimento sindical, considerado berço político do PT. O senador  Aécio Neves (PSDB-MG), saiu na frente na largada da campanha eleitoral, e já  articula a aproximação do PSDB ao movimento sindical e reforça sua base junto à Força Sindical.

Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (27) no jornal Valor Econômico, o tucano filiará 150 sindicalistas ao PSDB, em Minas Gerais, no dia 20 de agosto. Os tucanos preparam um grande evento para marcar a filiação. Presenças confirmadas do presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), além de Aécio e do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB).

“Para as próximas eleições, ninguém se elegerá presidente sem o apoio dos sindicatos”, diz o Antonio de Sousa Ramalho, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo. Ramalho, apontado como coordenador da nova estrutura, é ainda suplente de deputado estadual. “E se quisermos fazer o próximo presidente da República, em 2014, nós vamos ter de conquistar o movimento sindical”, disse à Agência Estado.

A Força Sindical tem 215 sindicatos no estado e uma base estimada em 2 milhões de trabalhadores. Além de integrantes da Força, devem migrar trabalhadores da UGT e da Nova Central Sindical e filiados ao PMDB e PTB.

O braço sindical no PSDB mineiro serve ainda para atrair dissidentes do PDT, ao qual são filiados expoentes da Força Sindical – como o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o presidente da central, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP).

Os sindicalistas são cotados para disputar, em 2012, a prefeitura de Betim e Contagem, por serem centros industriais.

 * Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias