Campanha pró-bombeiros pega fogo nas redes sociais

Moradora dos Estados Unidos tira foto com cartaz “Os bombeiros do Rio precisam de ajuda” (Foto: Divulgação) Em apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro, milhares de usuários na internet […]

Moradora dos Estados Unidos tira foto com cartaz “Os bombeiros do Rio precisam de ajuda” (Foto: Divulgação)

Em apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro, milhares de usuários na internet têm aderido às comunidades e hashtags de solidariedade à causa defendida pela categoria. O #SOSBombeiros, por exemplo, é citado com frequência desde o último sábado (4) nas redes sociais após as notícias sobre a invasão do quartel da corporação em protesto, além do confronto com o BOPE e a prisão de 439 bombeiros grevistas.

A maioria das mensagens critica as declarações feitas pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, em que classificou os bombeiros que estiveram nos protestos como “vândalos irresponsáveis”. “Alô governador, em vez de porrada e tiros, dá aumento pros bombeiros!”, disse @marcionacif no Twitter. Desde o final do mês de abril, a categoria faz protestos pela capital fluminense por aumento do salário, considerado o pior do Brasil – R$ 950.

“Governador Sérgio Cabral tem que se retratar publicamente com pedido de desculpas aos Bombeiros e ao povo do Rio de Janeiro”, disse o analista político @sergiodinizbsb.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também se manifestou em seu perfil (@depChicoAlencar). “Nas tragédias de Bumba e Serrana (do início do ano), Cabral dizia que a garra dos bombeiros era heroica. Quando reivindicam com força, são vândalos”, analisou.

Pela internet, foram enviadas fotos de apoio à categoria aos representantes das associações dos bombeiros do Rio de moradores dos Estados Unidos. Em frente ao museu do quartel da corporação estadunidense Edgartown, cartazes pedem ajuda aos manifestantes.

No Facebook, 1.249 pessoas curtem até o momento a comunidade “SOS Bombeiros RJ”, em que a maioria de seus integrantes usa a frase de apoio “Lutar é um direito! Lutar não é crime”. A orientação nas comunidades é que os usuários usem roupa vermelha, em alusão ao uniforme dos militares.