Artur Henrique: ‘Combate à inflação não se faz com redução de salários’

Para o presidente da CUT, “há muitas maneiras de combater a inflação” e conter aumentos salariais é a mais injusta (Foto: ©Arquivo) O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), […]

Para o presidente da CUT, “há muitas maneiras de combater a inflação” e conter aumentos salariais é a mais injusta (Foto: ©Arquivo)

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, contesta declarações dadas pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que na noite da terça-feira (3) associou o combate ao repique da inflação à moderação dos reajustes salariais reivindicados pelos trabalhadores. As declarações foram dada durante uma entrevista ao canal de TV por assinatura Globonews.

Tombini chegou a alertar os trabalhadores sobre como pautar suas campanhas salariais:   “Olhem o que vem pela frente em termos de inflação” e de que, durante o segundo o semestre o país passará por “um período transitório de inflação elevada”.

“Em português popular, acredito que ele disse para que os trabalhadores não sejam exigentes na hora de pedir aumento salarial. Em lugar de pedir aumentos que recuperem as perdas anteriores, Tombini sugere, no meu entendimento, que os trabalhadores não peçam muito, para não pressionar a inflação futura”, escreve Artur, no site da CUT.

Artur continua sua argumentação contrária às “recomendações” do presidente do BC, dizendo que “há muitas maneiras de combater a inflação, mas várias confrontariam interesses muito poderosos, especialmente do setor financeiro. Tentar conter aumentos salariais é a mais injusta delas, por cortar avanços nas camadas que mais perderam ao longo de anos anteriores.”

O dirigente relembra que análises conservadoras dos economistas, repetidas pela chamada grande mídia, voltam a apontar os ganhos salariais como vilões da inflação.

A resposta ao presidente do BC foi publicada e pode ser conferida na íntegra no Blogue do Artur Henrique