Democratização dos meios de comunicação é tema de fórum no RS

Fórum discute temas pertinentes à comunicação (Foto: Divulgação/Fórum da Igualdade) São Paulo – Será realizado nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de abril) o “I Fórum da Igualdade: Uma […]

Fórum discute temas pertinentes à comunicação (Foto: Divulgação/Fórum da Igualdade)

São Paulo – Será realizado nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de abril) o “I Fórum da Igualdade: Uma outra comunicação é necessária” , na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Com realização da Central Única do Trabalho no estado (CUT-RS) e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), o evento tem o objetivo de debater a liberdade de expressão e democratização da informação, além do fim dos monopólios e oligopólios de mídia.

Na opinião do presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, a questão da construção de um novo marco regulatório para a comunicação e conselhos estaduais é essencial. “Estamos muito atrasados no que diz respeito à comunicação no nosso país. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”, afirmou.

O fórum conta com quatro painéis de debate: Democratização dos Meios de Comunicação e o Marco Regulatório; A Blogosfera Progressista e o AI-5 Digital; Democratização da democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?; Papel do Estado e os Meios de Comunicação – e oficinas autogestionárias que discutirão temas como mundo do trabalho e imprensa sindical, charges, rádios comunitárias/web/digital, mídia e as mulheres, entre outros.

Entre os debatedores convidados, estão Altamiro Borges, Marcelo Branco, Maria Frô, Vito Gianotti, Venício Lima, Leandro Fortes, Marco Aurélio Weissheimer e Rosane Bertotti.

A programação está no site oficial do evento.