Fichas-sujas cuidarão da reforma política

Paulo Maluf, enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TRE-SP, é membro da comissão (Foto: Janine Morais/Agência Câmara) Parece brincadeira. Mas não é. Entre os 41 deputados que formarão a […]

Paulo Maluf, enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TRE-SP, é membro da comissão (Foto: Janine Morais/Agência Câmara)

Parece brincadeira. Mas não é.

Entre os 41 deputados que formarão a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, estão parlamentares fichas-sujas. O objetivo da comissão é elaborar leis que vão disciplinar questões sensíveis, como o financiamento de campanhas eleitorais.

Há deputados acusados de enriquecimento ilícito, que enfrentam ou enfrentaram problemas com a Justiça Eleitoral e que são investigados, entre outras coisas, por uso de caixa dois em campanhas eleitorais em escândalos de corrupção.

O nome mais emblemático é o do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na eleição de 2010. No site da Interpol, Maluf aparece como procurado por desvio de dinheiro.

Também foram indicados como integrantes dois réus de processos no Supremo Tribunal Federal (STF): Valdemar Costa Neto (PR-SP), que responde a processo, e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que é réu no processo do mensalão do Valerioduto mineiro. O ex-governador Newton Cardoso (PMDB-MG), que atravessou uma separação rumorosa com questionamentos sobre enriquecimento ilícito, também integra a comissão da reforma política.

Mais sobre reforma política

Leia também

Últimas notícias