No Jornal Nacional, Serra e Dilma repetem mais ‘Brasil’ e ‘governo’

Nuvem de palavras mostra direção do discurso. Ao contrário do debate, o nome do presidente Lula foi citado várias vezes pela candidata governista

Na bancada do Jornal Nacional, Dilma falou menos do que concorrentes (Foto: Divulgação)

Marina Silva repetiu mais vezes as palavras “pessoas” e “vida”. Dilma Rousseff e José Serra, insistiram mais em “Brasil” e “governo”. A contagem de palavras foi feita por meio do Wordle, que produz uma nuvem de palavras a partir de sua ocorrência. O estudo ajuda a indicar palavras-chave de um discurso ou texto.

Após as entrevistas dos três candidatos à Presidência da República mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais no Jornal Nacional, a Rede Brasil Atual usou as transcrições divulgadas no portal G1, para o estudo. Antes, José Roberto Toledo, do blogue Vox Publica, havia realizado a operação com os discursos dos debates.

A candidata governista, desta vez, fez inúmeras menções ao nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alusões a “experiência” e “saneamento” também foram tema, em função de perguntas sobre os temas. O mesmo ocorre com o principal nome da oposição, que reinsidiu em termos “estradas” e “saúde”.

Outro nome de oposição, Marina referiu-se diversas vezes ao apresentador, William Bonner, tratando-o com mais formalismo que seus concorrentes. Enquanto ela preferiu o sobrenome do editor-chefe do Jornal Nacional, seus concorrentes tratavam-no pelo prenome.

Dilma falou menos do que seus concorrentes. Descontadas as perguntas dos entrevistadores, foram 1,1 mil palavras proferidas, contra 1,5 mil dos concorrentes. Em termos de tempo gasto com a formulação de questões, Serra foi quem teve mais tempo consumido, mas pronunciou um volume de palavras maior.

Confira as nuvens de palavras.

Dilma Rousseff

(releia a cobertura da entrevista)

Jornal Nacional - Palavras de Dilma

Marina Silva

(releia a cobertura da entrevista)

Jornal Nacional - Palavras de Marina

José Serra

(releia a cobertura da entrevista)

Jornal Nacional - Palavras de Serra

 

 

 

Leia também

Últimas notícias