Familiares de guaranis assassinados buscam apoio em SP

Tila Ximenes chora provável morte do filho, desaparecido desde outubro. Terras dos Guarani-Kaiowa em disputa (Foto: Spency Pimentel) Familiares dos Guarani-Kaiowa Genivaldo e Rolindo, vítimas de sequestro e, provavelmente, assassinado […]

Tila Ximenes chora provável morte do filho, desaparecido desde outubro. Terras dos Guarani-Kaiowa em disputa (Foto: Spency Pimentel)

Familiares dos Guarani-Kaiowa Genivaldo e Rolindo, vítimas de sequestro e, provavelmente, assassinado em outubro de 2009, vêm a São Paulo (SP) em busca de apoio. A violência é um dos problemas vividos pelos indígenas da etnia no município de Paranhos, ao sul do Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira (7), no Museu da Cultura da PUC-SP, e no sábado na Defensoria da União, eles participam de debate. Antes, um vídeo a respeito do tema será projetado.

O corpo de Genivaldo foi encontrado em novembro, nas proximidades de um rio. O de Rolindo permanece oculto. Encontrar os ossos é a esperança de Tila Ximenes, mãe do professor de 28 anos. Em depoimento a Joana Moncau e Spensy Pimentel, ela narra o drama que vivem os indígenas e a angústia de quem perdeu um filho pela violência na região.

Leia: “Minha esperança é encontrar os ossos” – a íntegra do depoimento no Nota de Rodapé ou o original, em espanhol, em Desinformémonos.

A situação dos Guarani-Kaiowa

Sexta-feira (7), às 19h – Pátio do Museu da Cultura da PUC-SP

Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, tel 3670 8331 / 8559

Sábado (8), às 9h, Defensoria da União

rua Fernando de Albuquerque, 155, Consolação, restrito aos participantes do Curso da Defensoria do Estado de São Paulo – A questão indígena: caminhos e desafios