Um partido, dois casos e títulos iguais

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi condenado à perda do mandato pelo juiz da 1ª zona eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira. Ele é acusado de ter recebido doações […]

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi condenado à perda do mandato pelo juiz da 1ª zona eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira. Ele é acusado de ter recebido doações ilegais na campanha de 2008. Além dele, a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PMDB) e mais oito vereadores estão na lista.

É um caso bem menos grave do que o escândalo no Distrito Federal, cujo governador licenciado, José Roberto Arruda, está preso desde antes do carnaval, acusado de tentar subornar um jornalista.

Mas há dois pontos em comum. O primeiro é o próprio partido. O DEM cogitava ter o governador como vice em uma chapa encabeçada por José Serra (PSDB). Sonhava até com Kassab para disputar o governo de São Paulo. Mas agora busca explicações para a avalanche que enfrenta.

O outro ponto em comum está no Blog Democrata, veículo institucional do DEM. Nesta segunda-feira (22) , estampa em seu primeiro post uma nota em defesa de Kassab.

Ocorre que, no mesmo blog, em 27 de novembro, lia-se que os “Democratas confiam em Arruda”, com destaque para o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).  “Não conheço as denúncias, sei que é sobre licitações envolvendo os secretários. Portanto, até que surjam fatos posteriores, o Partido mantém a confiança no seu governador”, afirmou. Agripino disse que tentou falar com Arruda por telefone, mas não conseguiu. 

Arruda, pouco tempo depois, disse adeus ao partido. Em 10 de dezembro. Agora vem Kassab, com o título muito parecido “Democratas estão unidos com Kassab”. Desta vez, quem fala à mesma Agência Estado é o presidente nacional do partido, deputado federal Rodrigo Maia (RJ).

“Estamos 100% tranquilos com relação às contas da campanha. Está claro que as doações foram legais e aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Tenho certeza que o TRE vai reformar esta decisão”, assinalou o presidente do Democratas. 

Diante de como o cenário mudou com Arruda, a pergunta que fica é: até quando o apoio neste caso será mantido?

Em tempo: cabe um elogio ao DEM por ter mantido, mesmo depois de o governador ser preso, o post com o apoio a Arruda. O texto manifestava a posição da legenda naquele momento, mesmo tendo mudado com o desenrolar das investigações.

Leia também

Últimas notícias