Berzoini diz que governo Lula fez mais por São Paulo

Para deputado, presidente aposta no desenvolvimento econômico e social do estado como indutor de um projeto nacional

O atual presidente nacional do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini, afirma em seu mais recente boletim de mandato (Mandato Cidadão) que o governo do presidente Lula fez mais pelo estado de São Paulo em 8 anos do que os sucessivos governantes locais em 30.

Para Berzoini, PMDB e PSDB fazem parte do mesmo grupo político que governa o estado desde 82. Segundo o deputado, foi só a partir da eleição do presidente Lula, em 2002, que a população de São Paulo começou a perceber a realização de grandes obras no estado. E cita como exemplo o Rodoanel, o metrô, a urbanização das represas Bilings e Guarapiranga e a reurbanização das favelas Heliopólis e Paraisópolis como obras que receberam recursos federais.

Conforme o boletim, os investimentos federais não são feitos apenas em projetos de infra-estrutura, mas também em projetos sociais. Em todo o Estado são mais de 1,1 milhão de famílias incluídos no Bolsa-Família; 172 mil jovens atendidos pelo Pro-uni e 26 pelo Pró-jovem, além de cerca de 11 milhões de pessoas assistidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) e 7,8 milhões pelas equipes de saúde bucal – eram 5,9 e 1,4 milhões, respectivamente em 2002. O boletim cita ainda o programa Luz Para Todos, os Centros de Especialização Odontológico (CEO) e a Farmácia Popular como realizações do Governo Federal em São Paulo nos últimos oito anos.

Diz Berzoini que os investimentos federais em habitação mostra bem a extensão da “nova realidade” em São Paulo. Até maio de 2009, a construção civil havia criado 17,4 mil empregos no estado. O resultado é considerado pelo Insituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como o melhor da década e, afirma o boletim, é reflexo do projeto Minha Casa, Minha Vida que, em apenas seis meses de execução, conta com 20 mil unidades em fase avançada de construção e outras 84 mil já aprovadas.

Em simples comparação, o deputado lembra que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), criada em 1980, tem um protocolo de 30 mil residências, mas até agora apenas 17 mil estão em execução. “Isso mostra o grau de responsabilidade que o governo Lula tem com São Paulo, apostando no seu desenvolvimento econômico e social e tendo o Estado como instrumento indutor de um projeto nacional”, diz Berzoini.