1x0 é goleada?

Média de gols por jogo na Copa segue em descendente

A coisa começou quente mas foi esfriando. Jogos disputados e medo de perder tiraram ímpeto ofensivo que dominou primeiras partidas da Copa 2014

Antonio Cruz/ Agência Brasil CC-BY 3.0

Torcedores argentinos foram ao Mané Garrincha assistir a vitória de sua seleção por 1×0 sobre a Bélgica. Magreza das quartas

E a média de gols por jogo segue em queda na Copa 2014. O que começou promissor, com 3,1 estufadas de filó por partida, na primeira rodada da fase de grupos, respira por aparelhos com 1,25 mexidas no escore por peleja, nas quartas.

A cada rodada, o ímpeto ofensivo foi arrefecendo. Uma queda abrupta, porém, se viu nas fases eliminatórias. As oitavas já foram um sofrimento para a bola entrar, com o maior número de prorrogações da história dessa fase nas copas. A etapa seguinte foi ainda pior.

Após os citados 3,1 da primeira rodada, a segunda teve 2,8 por jogo. A terceira, 2,6. Nas oitavas, 2,3 (incluídos os tentos assinalados nas prorrogações). Finalmente, nas quartas, média ladeira abaixo: 1,25.

Futepoca-CC-BY-SA 3.0
Lá vem a média de gols, descendo a ladeira

A menor média da história das copas foi a de 1990, quando 52 jogos precisaram ser disputados para saírem 115 gols. Uma média de 2,2 por partida.

Que as semifinais sejam mais promissoras para o gol. E menos para os goleiros e as defesas.