Clássico europeu

França x Alemanha nas quartas: um campeão precisará sair

Maracanã recebe primeira partida das quartas de final da Copa, às 13h desta sexta-feira

© Jorge Zapata/EFE

Benzema é o cara da França. Promessa de jogão

Começam as quartas de final da Copa do Mundo de 2014 logo mais às 13h desta sexta-feira (4), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O palco da final será também o lugar onde mais um campeão do mundo cairá nesta edição do Mundial de futebol. Outro seguirá para as semifinais.

A partida promete.

Encontram-se dois europeus que, coincidentemente, classificaram-se nas oitavas superando seleções africanas. Enquanto a França conseguiu vencer a Nigéria no tempo regulamentar, por 2 a 0, com gols após os 35 minutos do segundo tempo, a Alemanha precisou da prorrogação para bater a Argélia por 2 a 1, num jogaço.

A França marcou 10 gols na competição, a Alemanha, nove. Os comandados de Didier Deschamps sofreram apenas dois tentos, ao passo que os de Joachim Löw foram recolher a bola no fundo das redes em três ocasiões. Os liderados de Benzema estão com só soluçaram contra o Equador, na terceira partida da etapa de grupos, quando estavam já classificados. Mueller, Özil, Klose e companhia empataram uma na fase de grupos e ralaram nas oitavas.

Os germânicos carregam a tradição de uma seleção tricampeã mundial (1954, 1974 e 1990). Les Bleus faturaram apenas um caneco (1998). No histórico de confrontos, são 25 partidas, com 11 vitórias francesas, seis empates e oito triunfos teutônicos. Em copas do mundo, porém, foram três os encontros. Na primeira, um 6 a 3 para a França, em 1958. No segundo, em 1982, um 3 a 3 com direito a prorrogação e vitória da então Alemanha Ocidental nos pênaltis. Por fim, na semifinal de 1986, deu 2 x 0 para a representação do joelho de porco e do chucrute.

Falando ainda em tabus e tradições, mais um: há 16 copas a Alemanha alcança pelo menos as quartas. A seleção fica entre os oito melhores do mundo em mundiais desde 1954. A França não tem essa estabilidade toda mas, quando chega às quartas, vence. Tem sido assim desde 1938. O Brasil sabe bem como é isso (em 1986 e 2006, os franceses deixaram a seleção canarinho para trás nas quartas).

França x Alemanha – Maracanã (Rio de Janeiro-RJ), às 13h

Para o jogo de logo mais, a Alemanha tem sete atletas gripados que são dúvida, segundo revelou o técnico. O lateral Shkodran Mustafi foi cortado por contusão na coxa. Mats Hummels e Podolski são também incógnitas. Os franceses vão com força total, apostando em Benzema e Pogba.

Confronto equilibrado, sem favoritos — até porque não tem favorito nesta Copa — e com perspectivas de bom futebol.

Tem que ver.