Jogo da melancolia

A Laranja contra o bagaço – Brasil e Holanda disputam o 3º lugar da Copa

Seleção tenta apagar péssima impressão do vexame contra a Alemanha, Holanda busca manter invencibilidade na competição

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Torcedor ainda se recupera da ressaca contra a Alemanha

Brasil e Holanda entram em campo hoje para tentar superar o trauma das semifinais. A partida, que será disputada em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, às 17h, dará à seleção de Felipão a oportunidade de apagar ao menos um pouco o resultado vexatório contra a Alemanha, enquanto o treinador Louis Van Gaal, após desdenhar do duelo, busca na manutenção da invencibilidade uma forma de motivar seus atletas.

Como de hábito, ambas as formações titulares devem ser anunciadas somente pouco tempo antes da peleja. Felipão treinou o Brasil com várias mudanças e pode entrar com três volantes, esquema defendido por muitos antes da semifinal. Com Luiz Gustavo centralizado, Paulinho faria a cobertura pelo lado direito e Ramires pelo lado esquerdo. Maxwell, um dos atletas que não atuou ainda no Mundial, pode entrar na lateral esquerda.

Na Holanda, Van Gaal anunciou que entrarão aqueles que estiverem em melhores condições físicas, o que poderia significar a exclusão de Robin Van Persie e Nigel De Jong. “Podemos ainda escrever história. Não perdemos nenhuma partida ainda. Quero sair da Copa sem perder nenhum jogo. Espero que possa preparar meus jogadores para ganhar do Brasil e ficar em terceiro lugar”, disse o comandante em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira.

Na história, Brasil e Holanda têm um confronto marcado pelo equilíbrio. Em onze partidas, foram três vitórias brasileiras, três holandesas, e cinco empates. Nas quatro ocasiões em que se encontraram em Copas do Mundo, os sul-americanos venceram uma vez, nas quartas de final da Copa de 1994, triunfo por 3 a 2, e empataram em 1 a 1 nas semifinais de 1998, levando a melhor nos pênaltis. Os europeus têm o triunfo na fase de quartas de final de 1974, 2 a 0, e ainda têm na memória a eliminação imposta aos brasileiros em 2010, quando os derrotaram por 2 a 1 nas quartas de final do torneio.

Ficha técnica

Brasil X Holanda

Horário: 17h

Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)

Auxiliares: Abdelhak Etchiali (ALG) e por Redouane Achik (MAR).

Brasil – Júlio César, Daniel alves, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Hulk, Fred e Oscar.

Holanda – Cillessen, Janmaat, De Vrij, Vlaar, Blind e Kuyt; De Guzman, Wijnaldum e Sneijder; Robben e Van Persie.