Superação

Uruguai 2 x 1 Inglaterra: Suárez supera contusão e garante vitória improvável

Atacante uruguaio, que joga no futebol inglês, marca os dois gols da Celeste e deixa a Inglaterra em situação difícil na Copa

EFE/EPA/TOLGA BOZOGLU

Uruguai recupera orgulho, mas ainda tem caminho difícil para a classificação

Luis Suárez passou por uma cirurgia no joelho há exatas quatro semanas. Não seria de se espantar que fosse cortado da Copa. Mas o atacante uruguaio não apenas foi convocado como havia esperança de que jogasse a primeira partida contra a Costa Rica. O técnico Óscar Tabarez decidiu não contar com ele na estreia, mas o escalou como titular no jogo contra a Inglaterra, decisiva para ambas as equipes. O artilheiro e melhor jogador do Campeonato Inglês não decepcionou. Em jogo parelho, com leve domínio inglês, o craque brilhou e marcou os dois tentos uruguaios. Na comemoração, Suárez abraçou emocionado o fisioterapeuta Walter Ferreira, que acompanhou sua recuperação e “garantiu” sua convocação.

Antes do jogo, a Inglaterra era considerada favorita. O jogo, no entanto, foi equilibrado e não refletiu esse favoritismo. No primeiro tempo foram cinco finalizações para cada lado. A Inglaterra teve as chances mais incisivas, quase sempre por conta de Rooney. Logo aos 9 minutos, o atacante inglês cobrou falta perigosa. Aos 31, ele aproveitou cruzamento de Gerrard e cabeceou no travessão. Mas foi o Uruguai que abriu o placar. Cavani cruzou com afeto para Suárez, que cabeceou longe do alcance de Hart, aos 37 minutos. Depois do gol, a Inglaterra lançou-se ao ataque, sem criar qualquer perigo.

No início do segundo tempo, era a Inglaterra que precisava do gol, mas foi o Uruguai que pressionou. Foram 8 minutos de uma blitz, com marcação avançada e pelo menos duas chances. Suárez quase marcou um gol olímpico aos 3 minutos e Cavani perdeu chance cara a cara com Hart aos 6. Os ingleses se recuperaram e chegaram com muito perigo aos 8, novamente com Rooney, que chutou de frente para o gol, mas em cima de Muslera.

Aos 15, um lance preocupante com o Álvaro Pereira. O lateral esquerdo recebeu uma joelhada na cabeça de Sterling e, aparentemente, desmaiou por alguns segundos no gramado. Depois de cerca de dois minutos de tensão, Pereira levantou, deixando os torcedores aliviados. Sua substituição já estava sendo preparada, mas ele revoltou-se, gritou que não sairia e continuou em campo.

Aos 29, Rooney finalmente desencantou e finalmente marcou seu primeiro gol em Copas. Johnson recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para a área, no meio da desarrumada defesa uruguaia. A bola chegou no atacante inglês, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O jogo seguiu mais favorável para a Inglaterra, que tentava impor pressão. Apesar de manter a posse de bola, os súditos da rainha não criaram nenhuma chance incisiva. O castigo veio dos pés, mais uma vez, de Suárez. o meia inglês Jagielka errou cabeceio na intermediária. A bola sobra para Suárez que, na direita da área, estufa as redes de Hart. Aos 43, Suárez deixa o campo com câimbras, como herói.

O jogo foi até os 50. No último escanteio, o goleiro Hart subiu para a área uruguaia para tentar o cabeceio, mas de nada adiantou. O juiz apitou o fim de jogo para consagrar Suárez, que foi carregado pelos companheiros na comemoração.

O resultado não elimina completamente as chances de classificação para a Inglaterra, que passa a depender de duas vitórias italianas e disputa no saldo de gols. O Uruguai tampouco depende apenas de suas forças, mas depois desse jogo, a equipe sai fortalecida para o confronto decisivo com a Itália.

Leia também

Últimas notícias