Insólito

Suárez pode ser suspenso por mordida em zagueiro italiano

Fifa abre processo contra o jogador, que corre o risco de desfalcar seu time nas oitavas de final contra a Colômbia

Reprodução do Facebook

“Não mexa com Suárez”, diz a imagem com referência ao canibal cinematográfico Hannibal Lecter. Parece o melhor a se fazer

A bizarra mordida do atacante Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini pode custar caro ao uruguaio e a sua seleção. A Fifa anunciou na madrugada desta quarta-feira (25) que abriu processo disciplinar contra Suárez pelo caso e pode desfalcar seu time no confronto contra a Colômbia, pelas oitavas de final da Copa.

De acordo com a nota da Fifa, Suárez violou os artigos 48 (má conduta contra oponentes) ou 57 (comportamento ofensivo ou falta de fair play) do Código Disciplinar da entidade. O jogador e a Associação Uruguaia de Futebol devem apresentar defesa nesta quarta até as 17h.

A mordida aconteceu durante a partida desta terça, na Arena das Dunas, em Natal. O jogo foi vencido pelos uruguaios por 1 a 0, gol do zagueiro Godín, garantindo a Celeste na próxima fase e fazendo a Itália engrossar a fila dos europeus eliminados. O árbitro da partida, Marco Rodriguez, não aplicou qualquer punição na hora.

Caguete

A polêmica da mordida teve mais um capítulo esquisito com a uma agressiva defesa de Suárez por Diego Lugano, capitão da seleção uruguaia que está afastado por lesão. Depois do jogo, ao ser questionado sobre a cobrança de Chiellini por punição contra o atacante, o ex-sãopaulino chamou o italiano de “caguete”.

“Se Chiellini falou isso depois do jogo, acho que ele acabou com todos os códigos de vestiário. Nunca imaginei que um italiano desse nível pudesse ser tão caguete fora de campo. Chorar faz parte, mas desse jeito? Acho que seria mais de homem assimilar a derrota, procurar o motivo da derrota deles. Pior é caguetar jogador só por raiva de ter perdido. Não teve mordida, não teve cicatriz, teve um lance de campo normal”, disse Lugano.

A posição do capitão seria mais compreensível se não fosse o histórico de seu compatriota, que já pegou gancho de dez partidas na Inglaterra por morder um zagueiro do Chelsea.

Zombaria, claro

O lado bom da história vem da zombaria generalizada nas redes sociais. Montagens divulgadas no Facebook e Twitter colocam focinheiras no jogador, o escalam como novo vampiro da saga Crespúsculo, zumbi de Walking Dead ou como herdeiro do canibal Hannibal Lecter, do clássico O Silêncio dos Inocentes. Uma busca por “Suárez mordida copa” no Google mostra algumas das imagens.

E para completar a farra, um apostador norueguês levou R$ 6.300 para casa por conta da mordida. Richard Helmersen apostou 100 coroas norueguesas, perto de R$ 38, que Suárez morderia algum desavisado.