3ª rodada

Segunda de decisões nos Grupos A e B, com Brasil em campo

Na Copa sem favoritos, jogam pelo empate Brasil contra Camarões, México diante da Croácia e Holanda diante do Chile. Espanha e Austrália cumprem tabela.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil CC-BY 3.0

Em frente ao hotel, nas proximidades do Palácio do Alvorada, fãs esperam aparição de algum jogador em Brasília

Começa a terceira rodada da Copa mais divertida dos últimos tempos — quiçá de todos os tempos. É hora de partidas simultâneas entre grupos, para evitar marmeladas, desinteresses ou vantagens comparativas entre os adversários que gostam de jogar com o regulamento debaixo do braço.

Tem Brasil em campo, mas só no fim da tarde. As movimentações começam logo mais às 13h de Brasília, com o Grupo B em Campo.

Antes, hora da revisão. Classificam-se para as oitavas de final (o começo do mata-mata) o primeiro e o segundo com mais pontos ganhos de cada grupo. Em caso de igualdade nesse quesito, são critérios de desempate saldo de gols em todos os jogos da fase de grupos e número de gols marcados em todos os jogos da fase de grupos. /p>

A persistir tudo igual, a classificação ficará definida pelo número de pontos obtidos em confrontos diretos entre as equipes empatadas na fase de grupos, saldo de gols dos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos e número de gols marcados nos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos (estes dois últimos só é relevante em raros casos de empate entre três ou quatro equipes).

Se nem assim se resolver, vão todos para o Comitê Organizador da Fifa fazer um sorteio.

Sobre cartões amarelos e vermelhos: o jogdor que tiver sido advertido com um cartão amarelo em uma das três partidas, o cartão será anulado após as quartas de final. Tudo para evitar desfalques nas semifinais.

O atleta que tiver levado o segundo amarelo na terceira rodada, será suspenso das oitavas. Quem levar vermelho ou amarelo seguido de vermelho tampouco participa das oitavas.

Aos jogos.

Austrália x Espanha

Arena da Baixada, Curitiba, às 13h

Na partida que só serve para cumprir tabela e recuperar dignidade, a Espanha tem a última oportunidade de 2014 para erguer a cabeça. No ocaso de uma geração, terão de parar Cahil e cia, que deram trabalho aos holandeses. O problema: Curitiba é o lugar onde menos sai gol no Mundial.

Holanda x Chile

Arena Corinthians, São Paulo, às 13h

Holanda e Chile acumulam duas vitórias cada, com vantagem para a Laranja Mecânica, por saldo de gols. Por isso, o time de Robben joga por um empate. Ambas as seleções reúnem, em campo, gerações de ouro no futebol. Com a ofensividade chilena, a rapidez holandesa e a disposição deste mundial por partidas boas, são boas as possibilidades de um jogão.

Brasil X Camarões

Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília, às 17h

Depois da tequila amarga do empate sem gols com o México, o time brasileiro tem a oportunidade de convencer a torcida contra Camarões, já desclassificados. São esperados 70 mil torcedores, no maior público da seleção na Copa até aqui.

México x Croácia

Arena Pernambuco, Recife, às 17h

O México tem vantagem do empate. Basta isso para se classificar. Se vencer e o Brasil empatar, fica em primeiro. A Croácia precisa vencer para prosseguir na Copa. Em caso de empate e de vitória camaronesa, o Brasil ficaria de fora. Já pensou? Nem pensar.

Polêmica

Apesar da medida da Fifa de pôr os jogos de cada grupo no mesmo horário, o fato de o grupo B entrar em campo às 13h provocou uma dose de polêmica. É que, em tese, o Brasil poderia escolher empatar ou perder para “escolher” seu adversário nas oitavas. Foi isso que disse o técnico Louis van Gaal, que deixou clara a intenção de evitar o confronto com o Brasil.

Como Camarões está desclassificado, há um tom de medo de chileno nessa fala, já que o segundo do grupo B pega o primeiro do A, e vice-versa. É mesmo o caso de temer, embora o time europeu tenha bola suficiente até para ensacar os sul-americanos (Roja e Canarinho incluído, para nossa preocupação).

O brasileiro Luiz Felipe Scolari não gostou. Guascamente e sem qualquer sutileza chamou o colega de “burro ou mal intencionado”, dizendo que o escrete canarinho entra para vencer.

A torcida também espera por isso.

Leia também

Últimas notícias