Europa x África - Round 1

França enfrenta a Nigéria no Mané Garrincha

Favorita e um dos destaques da primeira fase, França encara a Nigéria que quer vencer em sua terceira disputa de oitavas

Fernando Bizerra Jr./EFE

Jogadores franceses precisam correr para confirmar o favoritismo contra a forte Nigéria

França e Nigéria enfrentam-se às 13h deste segunda-feira (30), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, num dia de encontros entre europeus e africanos nas oitavas de final da Copa do Mundo. Isso porque às 17h, em Porto Alegre, Alemanha e Argélia completam a rodada que define mais um confronto das quartas-de-final.

A França traz o moral elevado, depois de ter sido uma das seleções mais elogiadas da primeira fase, com oito gols marcados. Com um futebol ofensivo e sólido, o time classificou-se antecipadamente após golear Honduras por 3 a 0 e Suíça por 5 a 2. O Equador, último adversário, enfrentou um time misto que não saiu do 0 a 0. O destaque individual é o atacante Benzema, com três gols e atuações importantes.

Para as oitavas, o time tem o retorno dos poupados, como os laterais Debuchy e Evra, e o meia Valbuena. A ausência deste último foi bastante sentida no último jogo, diminuindo a criatividade do ataque francês. Outro retorno importante é o do volante Cabaye, que cumpriu suspensão. Junto com Pogba e Matuidi, ele forma um trio que marca e arma, dando equilíbrio ao time. Entre as más notícias, aparece o zagueiro Sakho, que é dúvida para a partida.

Os nigerianos chegam a sua terceira disputa de oitavas-de-final após superar uma crise. Na última quinta-feira, os atletas reclamaram junto à federação o pagamento da premiação pela vaga nas oitavas. Um treino chegou a ser cancelado por conta do problema. Em entrevista coletiva, o técnico Stephen Keshi e o meia John Obi Mikel deram respostas evasivas sobre o tema, mas garantiram que já está tudo superado.

Em campo, os Super Águias contam com o retorno do atacante Victor Moses, que foi titular na estreia mas se lesionou. Ele deve atuar ao lado de Ahmed Musa, que marcou os dois gols do time contra a Argentina na última rodada. O time ainda conta com a experiência do goleiro Eneyama e do meia Obi Mikel para equilibrar o jogo com os franceses.