Cidades-sede

Manaus: aposta no turismo como principal legado

Capital do Amazonas é vitrine da maior floresta tropical do mundo. E inglês vai ver: britânicos estreiam por lá contra a Itália

Chico Batata/Agecom/AM

Quem vai jogar por lá depois da Copa?

A escolha de uma cidade amazônica para ser sede do Mundial era esperada, mas quando Belém foi preterida por Manaus, começaram a chover críticas perante a falta de tradição futebolística dos clubes manauaras (em contraposição aos de Belém, por exemplo). A dúvida permanece sobre o futuro da Arena da Amazônia.

Para atrapalhar mais, obras planejadas na matriz de responsabilidades como legado não ficaram prontas ou foram deixadas pelo caminho. Nos jogos marcados para depois do horário da chuva diária (que é mais escassa nesta época do ano, diga-se de passagem), desfilarão candidatos ao caneco.

Em relação ao legado, espera-se que o turismo se torne o grande trunfo de Manaus, já que a exposição da cidade com a Copa pode fazer a região ser incluída em catálogos de agências internacionais. A previsão é de que a cidade receba 180 mil visitantes em fluxo rotativo no período do torneio, entre junho e julho.

Jogam em solo amazônico Inglaterra e Itália (14/06), Croácia e Camarões (18/06), Portugal e Estados Unidos (22/06) e Suíça e Honduras (25/06). A peculiaridade é que, por lá, vale o fuso horário -4 GMT, uma hora a menos do que Brasília.

Em parte da série do Copa na Rede sobre as cidades-sede são apresentados, além de dados sobre o estádio em si, os legados (em clima de #VaiTerCopa) e os gargalos (na vibe do #NãoVaiTerCopa). Tudo é complementado por atrações municipais que merecem replay: cartões postais citados para lembrar que já existe uma cidade por ali e que nem só de futebol vive o Brasil. Termina a brincadeira com uma referência às principais torcidas locais, segundo alguma pesquisa de opinião mais ou menos polêmica (“É disso que o povo gosta”).

 

Estádio

Arena da Amazônia

Capacidade de público

42.374

No Mapa

#VaiTerCopa

Arena Amazônia; reforma no aeroporto Eduardo Gomes; promoção da cidade como destino turístico; melhoria da sinalização para turistas; aposta no fortalecimento dos clubes manauaras.

#NãoVaiTerCopa

Falta de tradição no futebol para usar estádio construído; interrupção de outras obras; projeto de reforma no porto abandonada; construção de centro comercial para vendedores ambulantes e obras viárias embargadas por questionamentos do Ministério Público; impacto de obras com remoções e transtornos sem resultado das entregas.

Merece replay

Teatro Amazonas; Mercado Adolpho Lisboa; Encontro das Águas (rios Negro e Solimões).

É disso que o povo gosta

Flamengo e Vasco (IPEN 2012).

Leia também

Últimas notícias